Escola de Samba Beija-Flor ganha Carnaval do Rio de Janeiro, pela quinta vez

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Rio de Janeiro, 06 Fev (Lusa) - A Escola de Samba Beija-Flor conseguiu hoje o quinto título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro nos últimos seis anos, seguida pelo Salgueiro, que no seu desfile aludia ao bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

A Beija-Flor de Nilópolis, da Baixada Fluminense, vitoriosa nos Carnavais de 2007, 2005 e 2004, repetiu o êxito este ano defendendo com muito luxo o enredo "Macapaba: Equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo" .

O samba-enredo foi uma homenagem à cidade de Macapá , capital do Amapá, na região Amazónica, que completou 250 anos segunda-feira.

O segundo lugar foi conquistado pelo Salgueiro, uma das quatro escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro cujos enredos este ano homenagearam o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

"Coração do meu país/ Seduzindo a nobreza/ Terra de gente feliz/ Chega a Família Real/ Dando um charme especial", diz o samba-enredo do Salgueiro, que exaltou o Rio de Janeiro.

A inusitada comissão de frente do Salgueiro retratou portugueses a chegarem ao Brasil num `banana boat`, embarcação usada nas praias - uma ideia divertida, segundo os organizadores, de como poderia ser um desembarque dos lusitanos no país nos dias de hoje.

Em terceiro e quarto lugares ficaram respectivamente, a Grande Rio e a Portela.

Quarenta jurados avaliaram vários quesitos, como harmonia, bateria, samba-enredo e fantasia das escolas.

A São Clemente, que cantou os feitos joaninos sob o enredo "O clemente João VI no Rio: A redescoberta do Brasil", foi rebaixada a uma categoria inferior, denominada grupo de acesso.

A escola perdeu meio ponto porque uma foliã desfilou praticamente nua, o que é penalizado pela Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

As escolas campeãs voltam a desfilar no sábado à noite no Sambódromo, projectado há 23 anos na região central do Rio de Janeiro pelo famoso arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, que completou 100 anos no ano passado.


pub