Escritor Paul Auster afirma que a direita norte-americana está a destruir os EUA

por Lusa

O escritor norte-americano Paul Auster afirmou numa entrevista que a direita dos Estados Unidos "está a destruir o país" e que o presidente Barack Obama vai fazer muita falta quando deixar a Casa Branca em janeiro de 2017.

"Mesmo com um presidente democrata, esta ala direita está a destruir o meu país", afirmou o escritor norte-americano, numa entrevista ao diário canadiano La Presse, hoje publicada.

"Estão a acabar com a noção de uma sociedade comum em benefício de indivíduos que lutam pelos seus próprios interesses. É muito triste", disse Paul Auster, que deverá publicar no início do próximo ano um novo romance, escrito durante três anos.

Na mesma entrevista, Auster confessou que não irá votar em Bernie Sanders, o rival da candidata favorita à nomeação democrata, a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

"Gosto de Bernie Sanders, mas dececionou-me muito. As suas intervenções não são mais que ataques. Ele só expressa o sofrimento da população, que é legítimo, mas é o que faz Donald Trump [favorito à nomeação republicana] no campo oposto", explicou.

Em relação a Trump, o escritor afirmou que o multibilionário "é um cruzamento entre Berlusconi [ex-primeiro-ministro italiano] e Mussolini [antigo ditador italiano]. Ambos perigosos e assustadores".

"Se ele é o candidato dos republicanos, vai ser um desastre para o partido que vai precisar de uma reforma profunda", reforçou.

Para Paul Auster, Obama é "claramente o melhor" de todos os presidentes que conheceu, que "manteve a dignidade" perante os "ataques constantes" e "racistas" da direita norte-americana desde que chegou ao poder.

As eleições presidenciais norte-americanas estão agendadas para 08 de novembro deste ano.

Tópicos
pub