Escritor Ungulani Ba Ka Khosa ganha Prémio José Craveirinha 2007

| Cultura

O escritor Ungulani Ba Ka Khosa ganhou o Prémio de Literatura José Craveirinha 2007, o mais valioso galardão literário em Moçambique, instituído há quatro anos em homenagem ao poeta moçambicano Craveirinha, falecido em 2003.

O Prémio de Literatura José Craveirinha é organizado pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) em parceria com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Ba ka Khosa foi distinguindo com a sua obra mais recente "Os Sobreviventes da Noite", arrecadando um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros.

A par de Mia Couto, que ganhou recentemente o maior prémio de literatura das línguas latinas, Ungulani Ba Kha Khosa é considerado um dos 100 maiores escritores africanos do século XX.

Além de "Os Sobrevientes da Noite", Ba Ka Khosa publicou, entre outras obras, "Ualalapi", "No Reino dos Abutres" e "Orgia dos Loucos".

O Prémio de Literatura José Craveirinha foi já conquistado por Mia Couto, Paulina Chiziane, João Paulo Borges e Armando Artur, estes dois "ex-aequo".

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Orlando, Donald Trump apresentou-se como vítima do jornalismo “fake” e insistiu no ataque à imigração ilegal.

Ján Kuciak e Martina Kusnírová foram encontrados mortos em casa, perto de Bratislava, a 26 de fevereiro de 2018.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.