Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Especialista em bioética Walter Osswald distinguido por Pastoral da Cultura

por Lusa

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) revelou hoje que atribuiu o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes de 2016 ao especialista em bioética Walter Osswald.

A escolha do professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, atualmente membro do Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto, deve-se ao percurso e à obra "que refletem o humanismo e a experiência cristã", esclarece o SNPC.

A distinção, que é atribuída há 12 anos, vai ser entregue ao médico a 04 de junho, em Fátima.

Na sua página na internet, o SNPC nota que a dedicação de Walter Osswald às causas humanistas "perpassa toda a sua vida e obra, podendo ser especialmente conhecidas nos quase 500 artigos e vários livros que assinou, a par da coordenação de cinco volumes coletivos", nomeadamente "Bioética simples" (com Maria do Céu Patrão Neves, Verbo, 2014), "Da vida à morte" (Gradiva, 2014) ou "Sobre a morte e o morrer" (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013).

À Lusa, Walter Osswald admitiu ter ficado "surpreendido" e "literalmente sem fala" com a notícia da distinção, para a qual "não tinha concorrido nem apresentado nenhuma candidatura".

"Não estava nos meus horizontes, mas fiquei contente", referiu o professor para quem a distinção em causa representa um "estímulo" para o debate ético que quer continuar a desenvolver e que, disse, "cada vez mais falta".

Walter Osswald, um dos "introdutores da bioética em Portugal", considera que, "na sociedade atual, os princípios éticos são vistos como impedimentos da investigação científica".

"Na realidade, a ética antes de mais debate. Há uma discussão ordenada das opiniões e tenta encontrar-se um consenso", realçou o professor emérito, para quem a gestação de substituição, vulgarmente conhecida como barriga de aluguer, deveria ter sido mais debatida.

Osswald lamenta que as pessoas vivam "à parte do debate feito por um grupo restrito, que acaba por decidir de uma forma eticamente indevida", ainda que com legitimidade.

Walter Osswald nasceu no Porto, a 20 de setembro de 1928, licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1951, e concluiu o doutoramento na mesma instituição, em 1958.

No ano seguinte, foi nomeado assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Frankfurt e, em 1968, foi indigitado Professor Extraordinário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, passando a professor catedrático em 1972.

As suas principais áreas de estudo são a Farmacologia, a Terapêutica (ensaios clínicos) e a Bioética, área que ligou a outros campos do saber, como a Filosofia e Direito, e no âmbito da qual foi o primeiro detentor da Cátedra UNESCO em Portugal.

Foi autor dos primeiros manuais de Bioética e de Farmacologia e Terapêutica em Portugal.

Osswald presidiu ao Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, de que é atualmente conselheiro, foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, dirigiu o Instituto de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina do Porto e foi presidente da Comissão Nacional de Humanização.

A entrega do prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes de 2016 decorrerá no âmbito da 12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, subordinada ao tema "Cultura e Economia: Implicações e desafios".

Caberá a Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, entregar a Walter Osswald a escultura "Árvore da Vida", que também receberá, das mãos do Conselho de Gerência da Renascença, o valor de 2.500 euros.

Em edições anteriores, o prémio foi entregue a personalidades como Adriano Moreira, Eurico Carrapatoso, Manoel de Oliveira, Maria Helena da Rocha Pereira, Lourdes Castro, Luís Archer, Nuno Teotónio Pereira, Fernando Echevarria e Francisco Sarsfield Cabral.

 

 

Tópicos
pub