Estação ferroviária de Marvão recebe festival de cinema

| Cultura

"Guest House" TrainSpot, na estação ferroviária de Marvão-Beirã.
|

“Periferias” é um Festival Internacional de Cinema que decorre em Marvão até domingo e tem como objetivo divulgar filmografias que tenham como objeto as vivências em comunidade nas regiões de periferia e mundo rural.

Decorre, até domingo, a segunda edição do festival em que o cinema de autor produzido em Portugal e América Latina é o protagonista. Os realizadores Sérgio Tréfaut, José Miguel Ribeiro, Jorge Murteira, Luís Vintém e Paulo Moreira, além de exporem os seus filmes em tela, vão ser ainda parte de vários momentos de conversas com o público.
O “Periferias” teve, no ano passado, a sua primeira edição, dedicada ao continente africano.


A exibição do documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, abre a segunda edição do festival e retrata a realidade atual do território onde é permanente a tradição musical do “cante alentejano”.

A obra, considerada o Melhor Filme Português no IndieLisboa 2014, vai ser exibida na estação de comboio do Marvão-Beirã, que está atualmente a servir de “Guest House”. A TrainSpot, assim se chama a estação enquanto casa de hóspedes, vai acolher também a exposição de pintura “Crónicas do Alentejo”, do artista Leone Holzhaus.

Estação de Marvão-Beirã (Foto: DR)

A edição do ano passado teve grande adesão do público português e espanhol e, para esta edição, a organização pretende reforçar a sua dimensão transfronteiriça. “A intenção dos organizadores passa não só pelo cinema enquanto proposta de exibição, mas também como meio de desenvolvimento social” atribuindo ênfase à “valorização do território”, pode ler-se no comunicado enviado pela organização.

A iniciativa obedece a uma vontade de descentralização cultural, disponibilizando produtos e serviços que estão, normalmente, situados nas grandes cidades, pouco acessíveis às periferias.

O programa do Festival Internacional de Cinema de Marvão, que pode ser consultado em www.periferiasfestivaldecinema.com, apresenta um leque de propostas que vão do filme de animação à longa-metragem e documentário. Paralelamente, decorre um conjunto de iniciativas onde se incluem exposições, música e uma feira de produtores locais.

Tópicos:

Artes, Cultura, Cinema,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em seis anos, as investigações sucederam-se, sem poupar ninguém, da política ao futebol e à banca, seguindo a bandeira da ainda procuradora geral, o combate à corrupção.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.