Estudo revela necessidade de intervir na Antártida

| Cultura
Estudo revela necessidade de intervir na Antártida

A necessidade de proceder a uma intervenção urgente na Antártida levou 75 cientistas de 22 países a formularem uma visão coletiva sobre essa área e quais as prioridades na ação a empreender, num artigo hoje publicado na revista Nature. Entre os cientistas que fizeram este trabalho está o português José Xavier, investigador do Instituto do Mar, da Universidade de Coimbra.

O jornalista Joaquim Reis ouviu o cientista português expressar a sua ideia sobre a estratégia a seguir nos próximos 20 anos baseada na formulação das perguntas que vão ajudar a definir as ações a pôr em prática.

O que se fizer na Antártida terá implicações em todo o planeta e o estudo agora elaborado inclui 80 temas divididos em seis grandes áreas científicas.

José Xavier citou algumas questões básicas como a necessidade de se saber qual a estrutura do oceano e como funciona.

No artigo chama-se a atenção para a necessidade urgente das comunidade internacional adotar uma estratégia para a Antártida.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.