Eurico Carrapatoso e Carlos Garcia compõem peças para órgãos históricos de Mafra

por Lusa

Várias peças escritas pelos compositores Eurico Carrapatoso e Carlos Garcia, de propósito para os órgãos históricos do Palácio de Mafra, por ocasião dos 300 anos do monumento, vão ser estreadas este fim de semana, em dois concertos de Natal.

Várias composições foram "encomendadas" para serem tocadas nos seis órgãos históricos da basílica do Palácio de Mafra, que está a comemorar os 300 anos desde o lançamento da sua primeira pedra, informou hoje a câmara municipal, em nota de imprensa.

Eurico Carrapatoso compôs "Dece do Ceo", baseado num poema de Camões, enquanto Carlos Garcia escreveu "Caminhos de Natal`, peça inspirada em melodias de Natal do "Cancioneiro de Entre Mar e Serra", da Alta Estremadura.

Carlos Garcia é ainda o autor dos arranjos dos temas "Ó Pastores, Pastorinhos", música tradicional de Alferrarede, "O menino está dormindo" e "Eu hei-de m`ir ao Presépio", tradicionais de Évora, e de "Gloria in excelsis Deo", peça de raiz litúrgica, oriunda de França.

As composições vão ter estreia absoluta no sábado e domingo, em dois concertos pelos seis órgãos históricos, acompanhados por mais de três centenas de elementos dos coros da Academia de Música de Santa Cecília.

Cada concerto integra doze canções de Natal. Vão ser ainda interpretadas músicas de Mário Sampayo Ribeiro, David Willcocks, Adolphe-Charles Adam, Franz Xaver Gruber e Mack Wilberg.

Os concertos estão integrados no programa de comemorações dos 300 anos do Palácio de Mafra, desde que foi lançada a sua primeira pedra, que se prolonga até 17 de novembro de 2017.

Os órgãos vão ser serão tocados por Rui Paiva, Flávia Almeida Castro, António Pereira, João Valério, Sara Neto e Afonso Dias.

Os concertos, agendados para as 21:00, têm já lotação esgotada, sendo esperados, por isso, 1200 espetadores.

As comemorações são uma organização da Direção-Geral do Património Cultural/Palácio Nacional de Mafra, Câmara Municipal de Mafra, Escola das Armas, Paróquia de Mafra e Tapada Nacional de Mafra.

O programa prevê, ao longo do ano, conferências, visitas à Tapada Nacional, lançamento de livros, concertos a seis órgãos, encenação de uma peça de teatro baseada no "Memorial do Convento", de José Saramago, visitas subterrâneas a locais vedados ao público, exposições e espetáculos de `videomapping` com fogo-de-artifício.

Tópicos
pub