Fernando Fitas vence a 20.ª edição do Prémio Literário de Almada

| Cultura

Fernando Fitas com o original "Alforges de heranças", venceu o Prémio Literário de Poesia e Ficção de Almada, nesta 20.ª edição dedicada à Poesia, anunciou a câmara almadense.

O prémio, no valor pecuniário de 2.500 euros, e que implica a edição da obra, é hoje entregue na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia.

Este ano candidataram-se ao galardão 25 obras originais de poesia, que foram avaliadas por um júri constituído por Fernando Jorge da Silveira e Sousa Fabião, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Graça Pires, pela Câmara Municipal de Almada, e José Manuel Lourenço Matias, pela Sociedade de Língua Portuguesa.

"Alforges de heranças" está "organizado em duas partes; na primeira evoca a `construção da casa`, como metáfora do zelo, dos sobressaltos, das razões, do quase remorso de ficar `aqui` na fragilidade deste quotidiano com desafios e esperanças", afirma a edilidade, em comunicado enviado à Lusa.

"A segunda parte remete-nos para a imagética de um tempo em que os silêncios e os gestos fraternos eram gritos da revolta e dos sonhos sufocados", acrescenta a mesma fonte.

Fernando Fitas é natural de Campo Maior, no Alto Alentejo, é jornalista há 39 anos. "Enquanto divulgador de poesia foi membro da cooperativa cultural Era Nova", afirma a Câmara de Almada.

Em 2003, Fernando Fitas venceu o Prémio de Poesia e Ficção de Almada com a obra "O Ressoar das Águas" e, em 2012, publicou "Alma d`Escrita", obra "na qual reúne uma série de reportagens sobre a preservação e defesa do património, tradições, memórias ou símbolos da identidade almadense".

Fitas é ainda autor das obras "Canto Amargo", "Amor Maltês", "Silêncio Vigiado" e "O Saciar das Aves".

O Prémio Poesia e Ficção de Almada é organizado pela Câmara de Almada desde 1995, e tem por objetivo "estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores naturais, residentes ou que exerçam a sua atividade no concelho de Almada".

Tópicos:

Câa Almada, Escrita, Escritores Graça Pires, Literário Almada Almada úbal, Literário Poesia Ficção Almada, Ressoar, Saciar,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.