Festa do Teatro com quase 40 espetáculos tem início a 20 de agosto em Setúbal

por Lusa

Perto de 40 iniciativas, 24 das quais peças de teatro, preenchem o programa da XVII Festa do Teatro, a decorrer de 20 de agosto a 05 de setembro, em Setúbal, anunciou a companhia organizadora do certame.

Num ano de duplo aniversário - o 20.º da I Festa do Teatro, organizada em 1995 pelo Teatro Estúdio Fontenova, e os 30 do grupo --, a edição do certame estende-se agora, pela primeira vez, ao concelho vizinho de Sesimbra, onde serão representadas duas peças, disse à Lusa o diretor do Teatro Estúdio, José Maria Dias.

Outra das novidades desta edição consiste no lançamento do concurso para novos textos dramáticos, Cenas Escritas, cujo tema é "Afrodescendência e Luso-africanidade", que terá uma extensão a decorrer de 12 a 15 de novembro, com a divulgação do vencedor, acrescentou.

"O vencedor daquela iniciativa ganha o direito de apresentar a peça na edição da festa do ano seguinte", precisou o responsável do certame.

"Apontamentos musicais, exibição de curtas-metragens, cinema ao ar livre, espetáculos de rua, de magia, `stand-up` e o lançamento do livro `Teatro`", do dramaturgo e encenador brasileiro Lucianno Maza -- autor e diretor da peça "Carne Viva", que o Fontenova estreia no dia 26, no Fórum Luísa Todi -- fazem igualmente parte da programação da Festa.

Entre as peças a estrear nesta edição da Festa - que continua a dividir-se em secção oficial e secção Mais Festa -- contam-se "Não-Corpo", uma criação de de Tiago Bôto e Wagner Borges, "A menina é má", do coletivo Sophiemarie, "Café simétrico, visto pela assimetria dos pensamentos dela", de Tânia Alexandre, e "Cor Po", de Paula Moita e Ricardo Guerreiro Campos.

"O homúnculo", a peça de Natália Correia que o Teatro Estúdio apresentou em estreia absoluta em Portugal, em março passado, e "Mãe Coragem", pelos espanhóis da Companhia Atalaya, são as peças que abrem (20 de agosto) e fecham (05 de setembro), respetivamente, a programação de sala do certame.

As duas encenações subirão ao palco do Fórum Luísa Todi, sempre às 22:00.

Com a participação de três companhias estrangeiras na secção oficial -- duas espanholas e uma brasileira -- esta edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal decorrerá em 13 espaços de dez locais em Setúbal, entre os quais os claustros do Convento de Jesus, o Parque Urbano da Albarquel, o Parque do Bonfim, a Escola Secundária Sebastião da Gama, a Casa da Cultura e o Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra.

Artistas Unidos, Teatro das Beiras, Teatro dos Aloés, Teatromosca, ACTA -- Companhia de Teatro do Algarve e Lendias D´Encantar são alguns dos coletivos portugueses presentes na Festa, enquanto entre os estrangeiros figuram companhias como a Vinicius Piedade (Brasil) e os espanhóis Lapso Produciones.

"Apoiar valores emergentes e mostrar o trabalho de qualidade de grupos menos conhecidos continuam a ser objetivos da festa que este ano não contou com qualquer subsídio da Direção-Geral das Artes", concluiu o diretor do Teatro Estúdio, José Maria Dias.

Tópicos
pub