Festival Queer Porto abre hoje e está garantido até 2017

por Lusa

Porto, 07 out (Lusa) -- O Festival Internacional de Cinema Queer Porto estreia-se hoje, na cidade que deve "tratar a diversidade por tu", prossegue até sábado e a organização já garantiu que tem financiamento garantido para mais duas edições.

A competição oficial do Queer Porto vai misturar ficção com documentário e é composta por 12 filmes, que vão ser exibidos no auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli, enquanto o Maus Hábitos, a Mala Voadora e a Galeria Wrong Weather também vão acolher iniciativas no âmbito do evento.

Hoje, o festival começa com "The Night", de Zhou Hao, seguindo-se um dos destaques, o documentário "Regarding Susan Sontag", de Nancy D. Kates, antes da sessão de abertura oficial com o brasileiro "Sangue Azul", de Lirio Ferreira, que marcou presença já este ano no Festival de Cinema de Berlim.

A encerrar o festival, no dia 10 de outubro, vai estar, em antestreia nacional, o também brasileiro "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz (realizador do multipremiado "Madame Satã"), protagonizado por Wagner Moura.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival, realizada há uma semana, o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, disse tratar-se de "um momento de particular regozijo" aquele que marca a primeira edição do Queer Porto, um evento separado do Queer Lisboa, com programações e dinâmicas distintas.

O vereador sublinhou que o Porto é uma "cidade cosmopolita, que deve tratar a diversidade por tu" e disse esperar que este Queer Porto "não seja o último", o que obteve resposta por parte do diretor artístico, João Ferreira, que garantiu já estar assegurado financiamento para mais dois anos, com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No total, a primeira edição do Queer Porto vai contar com 28 filmes de 13 países diferentes, com um prémio no valor de 3.000 euros, a ser atribuído pela RTP, entidade que vai transmitir o vencedor.

Tópicos
pub