Festival Todos, em Lisboa, muda-se para a Colina de Santana

por Lusa

A música, a dança ou a arte urbana são algumas das disciplinas artísticas que estarão ao serviço do Festival TODOS - Caminhada de Culturas, que em setembro se muda para nova zona de Lisboa, a Colina de Santana.

Mantendo o princípio nómada do festival, o TODOS - Caminhada de Culturas desloca-se este ano, na sétima edição, para um bairro diferente da cidade - Colina de Santana/Campo Mártires da Pátria, depois de ter passado por zonas como o Martim Moniz, Intendente ou São Bento -, para promover uma aproximação entre moradores e espectadores, muitas vezes de culturas e nacionalidades distintas.

A edição está marcada de 10 a 13 de setembro, em espaços como o Hospital Miguel Bombarda, a Faculdade de Ciências Médicas, a Biblioteca de São Lázaro, a Galeria Monumental, a Academia Militar e o Jardim do Campo Santana.

"Iniciada a aventura de visitar e estudar a Colina de Santana com os olhos da interculturalidade, percebemos que o tempo aqui desenhou um mapa complexo de culturas", com comunidades adiáticas, africanas e de leste, afirma em comunicado a organização do TODOS, com direção de Madalena Victorino, Giacomo Scalisi e Miguel Abreu.

No primeiro dia, o destaque vai para uma oratória interreligiosa na Igreja de São Domingos, com textos do padre e poeta José Tolentino Mendonça, direção do maestro Mario Tronco e interpretação de músicos da Orchestra di Piazza Vittorio e da Orquestra TODOS.

Até ao dia 13, haverá ainda novo circo e dança no Hospital Miguel Bombarda e na Academia Militar, com as companhias francesas XY e MPTA, e Margarida Mestre conduzirá uma partitura vocal com crianças e adultos intitulada "Curral", enquanto Mazalda & Cheb Lakhdar ocuparão o Jardim do Campo Santana, com a instalação musical "Turbo Clap Station".

Na Galeria Monumental, estreia-se "Pasta e basta: O espectáculo", com texto do escritor Afonso Cruz, que conta histórias de várias geografias unidas pela comida, enquanto na Junta de Freguesia de Arroios, Lara Seixo Rodrigues conduz o `workshop` "Lata`65", que apresenta a arte urbana a moradores do bairro com mais de 65 anos.

No total, serão mais de trinta propostas culturais, incluindo exposição de fotografias, aulas abertas de sevilhanas, um estúdio fotográfico ao ar livre, a pensar numa exposição em 2016, e uma intervenção de arte urbana na rua do Saco, pelo artista João Maurício, que assina como Violant.

A programação do festival TODOS - que tem como mote "viajar pelo mundo sem sair de Lisboa - está disponível em www.festivaltodos.com.

Nas anteriores edições, o festival realizou-se nos bairros de Martim Moniz, Intendente, Mouraria, Poço dos Negros, Santa Catarina e São Bento.

Tópicos
pub