Filme de animação para adultos retrata vida de idosos com Alzheimer num lar

| Cultura
Filme de animação para adultos retrata vida de idosos com Alzheimer num lar

Os problemas da velhice e das doenças dos idosos passaram da banda desenhada do espanhol Paco Roca para o grande écran. A doença de Alzheimer e o dia a dia num lar de terceira idade são temas pouco habituais em filmes de animação, mas “Rugas” consegue o propósito de não deixar os espetadores indiferentes.

Tudo começou quando Paco Roca fez uma banda desenhada para tentar compreender a velhice dos pais. “Que extraordinária mensagem de vida, de alegria, de humor, e de amor que o filme tem”. É desta forma que o ator Rui Mendes descreve a película, na qual dá a voz à personagem Emilio.

A versão dobrada em português já está nas salas de cinema e conta ainda com as vozes de Rui Oliveira, Custódia Gallego, entre outros.

A revista Variety inclui “Rugas” na lista dos filmes europeus mais promissores do ano. Com realização de Ignacio Ferreras, a película ganhou o prémio Goya para Melhor Filme de Animação e Melhor Roteiro Adaptado.

(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistado no 360, da RTP3, o ministro das Finanças quis sublinhar que o seu cargo governativo não é exclusivo e pode ser compatível com a presidência do Eurogrupo.

Há muitas perguntas no caminho e muitas respostas que só o caminho pode dar. Pela Última Vez - Histórias sobre o fim que não acaba é o título de uma grande reportagem de Isabel Meira para a rádio pública.

Um atentado suicida em Manchester provocou 22 mortos e dezenas de feridos. A explosão decorreu no final de um concerto da digressão de Ariana Grande Dangerous Woman Tour.

    Acompanhe aqui a edição deste ano com a emissão web em direto.