Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Fire! Orchestra abre hoje o Festival Jazz em agosto na Gulbenkian

por Lusa

A Fire! Orchestra abre hoje o Festival Jazz em agosto, que decorre até 09 de agosto, no anfiteatro da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e cujo cartaz inclui a Orchestre National de Jazz e a Orquestra Jazz de Matosinhos.

O diretor artístico do certame, Rui Neves, qualificou a Fire! Orchestra como "um projeto ambicioso de Mats Gustafsson, que transformou o trio Fire! - Mats Gustafsson, Johan Berthling e Andreas Werliin - numa grande formação".

Hoje, nos jardins da Palhavã, a orquestra apresenta-se com 19 músicos, tendo Rui Neves destacado a presença das vozes de Sofia Jernberg e Mariam Wallentin.

O sueco Mats Gustafsson apresenta-se ainda, neste festival, em quinteto, o "surpreendente" Mats Gustafsson`s Swedish Azz, como Neves o classifica, que atua no dia 02 de agosto, e é constituído por Gustafsson (saxofone alto e barítono e eletrónica), Per-Åke Holmlander (tuba), Kjell Nordeson (vibrafone), Dieb 13 (gira-discos) e Erik Carlsson (bateria).

Rui Neves realçou que a edição deste ano é marcada pela participação das "grandes formações orquestrais".

Além da Fire! Orchestra, marcam presença nesta edição do Jazz em Agosto, a histórica Michael Mantler`s Jazz Composer`s Update, que remonta à formação criada pela pianista Carla Bley e o trompetista Michal Mantler, nos anos 1960, e a Orquestra Jazz de Matosinhos, que atuam em conjunto no sábado, e a Orchestre National de Jazz, dirigida por Olivier Benoît, que encerra o festival.

Outro destaque da edição deste ano é a celebração do 50.º aniversário da Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM), de Chicago, com a presença dos "emblemáticos músicos" Henry Threadgill, saxofonista, e Wadada Leo Smith, trompetista.

O festival marca a estreia europeia, no dia 08 de agosto, do projeto de Wadada Leo Smith "The great lakes suites", com Henry Threadgill. Para Rui Neves, esta é "uma das mais notáveis obras dos últimos anos".

A Association for the Advancement of Creative Musicians, fundada em Chicago na década de 1960, reuniu músicos associados a movimentos de vanguarda como Threadgill, Anthony Braxton, Jack DeJohnette, Chico Freeman, Richard Abrams e os membros do Art Ensemble of Chicago, entre outros.

Outras participações nesta 32.ª edição do Jazz em Agosto são do Red trio & John Butcher, o saxofonista britânico, no dia 05 de agosto, de Lok 03, com os pianos de Alexander von Schlippenbach e Aki Takase (que fez o duo com a cantora Maria João, na década de 1980), e o DJ Illvibe, "numa viagem por Berlim", e, no dia 06, o sexteto Ingebrigt Haker-Flaten`s The Young Mothers, resultado da nova residência do contrabaixista norueguês Ingebrigt Håker Flaten, em Austin, no Estado do Texas, com uma comunidade de músicos locais.

Tópicos
pub