Fischer Z levam revivalismo dos anos 1980 às Festas de São Mateus em Soure

por Lusa

Os britânicos Fischer Z, famosos nos anos 1980 por êxitos como "Marliese" ou "So Long", são cabeças de cartaz das Festas de São Mateus, que se realizam em setembro em Soure, distrito de Coimbra, anunciou a autarquia.

Em declarações à agência Lusa, Mário Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, disse que a aposta nos Fischer Z leva em conta "o espírito revivalista que agora se vive com o reaparecimento de bandas dos anos 80".

"Estão em digressão pela Europa e queriam voltar a Portugal depois de cá terem estado o ano passado, num festival em Vila Nova de Santo André [Santiago do Cacém] e a um sítio que juntasse, à partida, muita gente", adiantou o autarca, aludindo às cerca de 50 mil pessoas esperadas em cinco dias dos festejos de São Mateus, entre 15 e 19 de setembro.

A autarquia avançou para a contratação da banda - quatro elementos a que se juntam outros três da equipa de apoio - com custos "devidamente orçamentados e que não fogem da normalidade", assegurou Mário Nunes.

"A Câmara faz este esforço porque o valor do investimento se enquadra nos valores médios dos artistas nacionais", acrescentou, sem no entanto revelar os números concretos do `cachet`.

Mário Nunes disse ainda que a autarquia assume a contratação dos Fischer Z, ficando a deslocação e estadia "numa unidade hoteleira de Soure" a cargo do agente da banda britânica.

A banda liderada por John Watts, mentor do grupo e o único elemento que restou da formação original dos finais dos anos 70 e que em 2017 comemora 40 anos de carreira, integrou o movimento `new wave` junto com nomes como os Talking Heads ou Roxy Music e viria a alcançar o reconhecimento da crítica e do público ao segundo álbum "Going Deaf for a Living" (1980) com temas como "So Long" ou "Crazy Girl".

Em 1981, os Fischer Z lançam "Red Skies Over Paradise", terceiro álbum de originais que incluía o hit "Marliese", o single mais vendido de sempre na carreira da banda. Nesse mesmo ano, em maio, tocaram para cerca de 50 mil pessoas no antigo estádio José Alvalade, em Lisboa, numa edição do programa de rádio Febre de Sábado de Manhã, de Júlio Isidro, naquela que é considerada a primeira grande "enchente" de um estádio num festival de música em Portugal.

Pouco depois, a banda que tinha atingido o auge entre 1979 e 1981 suspendeu a atividade, reaparecendo nos palcos em 1987, já com uma nova formação mas sempre com o vocalista e guitarrista John Watts que tinha apostado numa carreira a solo, de tempos a tempos paralela à dos Fischer Z.

Entre 1979 e 2002, os Fischer Z lançaram nove álbuns de originais e o décimo, "This Is My Universe", foi lançado há quatro meses, em março. O espetáculo de Soure deverá conjugar alguns dos temas novos em conjugação com os clássicos da banda.

Na página oficial da banda, lê-se que John Watts, 61 anos, (cuja biografia se confunde com a dos Fischer Z) tem uma carreira de 39 anos, 19 álbuns, mais de 3.000 concertos e atuações em festivais (a maior das quais com James Brown, em 1989, perante 167 mil pessoas, em Berlim Leste, antes da queda do `Muro`) e dois milhões de álbuns vendidos, incluindo colaborações com nomes como Peter Gabriel ou os Dexy`s Midnight Runners, entre outros.

Em Soure, os Fischer Z atuam a 17 de setembro, liderando um cartaz que inclui bandas locais (dia 15), Richie Campbell (16 de setembro), Dengaz (dia 18) e uma banda de tributo aos Queen (a 19 de setembro, última noite do evento).

De acordo com o presidente da autarquia, os ingressos terão um valor simbólico "entre os 2,5 e os três euros".

Tópicos
pub