Foo Fighters interpretados por 1000 músicos em simultâneo

por RTP

A cidade de Cesena, no norte de Itália, tem apenas 100 mil habitantes, mas conseguiu reunir centenas de músicos a tocarem a música “Learn To Fly”. O objetivo? Conseguir entrar no mapa dos concertos de rock das grandes bandas, de que é muitas vezes excluída.

O último concerto dos Foo Fighters em Romagna, região no norte de Itália, aconteceu em 1998. Uma população reduzida, relativamente próxima dos maiores centros urbanos de Roma ou Milão, que acaba por ser esquecida nas tournées das conceituadas bandas de rock a nível mundial.

“Precisávamos de uma ideia louca”, escrevia Fabio Zaffagnini, o promotor da iniciativa Rockin’1000, que conseguiu reunir mil músicos a tocar o single dos Foo Fighters em uníssono.



A ideia já remonta a dezembro do ano passado, quando Fabio publicou um vídeo que deu o pontapé de saída ao projeto e mostrava confiança num desfecho positivo: “Se tivermos sucesso, vão dizer-nos que não? Claro que não!”.

Lançou uma campanha de crowdfunding para recolher os 40.000 euros e escolheu até junho os mil músicos que participaram no vídeo, com poucos dias de preparação antes das gravações finais.

O vídeo foi enfim publicado no Youtube no passado dia 30 de julho e depressa se tornou num fenómeno mediático. A iniciativa não tardou em chamar a atenção dos visados. Os Foo Fighters respondiam, arrebatados, no Twitter e Facebook: “Que lindo, Cesena”.

Mas depois da surpresa inicial, chegou um outro tweet, que apesar de não ser ainda uma confirmação oficial, foi endereçado à cidade em tom de promessa: “Vemo-nos em breve, Cesena”.


Esta não é a primeira vez que algo semelhante acontece à banda de rock aclamada mundialmente. No ano passado, a cidade norte-americana de Richmond, em Virginia, os fãs lançaram uma campanha de crowdfunding para receber os Foo Fighters. Dave Grohl e companhia disseram-lhes “See You Soon” e acabariam por tocar na cidade, a 17 de setembro.

Tópicos
pub