Fotografias revelam interior da casa do artista Mário Cesariny em Lisboa

por Lusa

O interior da casa do poeta e pintor Mário Cesariny (1923-2006), na rua Basílio Teles, em Lisboa, é revelado a partir de sexta-feira, numa exposição de fotografias de Duarte Belo no Museu da Eletricidade.

"Cesariny - Em casas como aquela" é o título desta exposição que revela os livros, quadros, manuscritos e objetos de um dos mais importantes artistas do movimento surrealista em Portugal.

Comissariada por António Gonçalves, a mostra fica patente até 11 de outubro, no Museu da Eletricidade, resultado de uma parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, com sede em Vila Nova de Famalicão, detentora de um acervo de arte moderna e contemporânea, especialmente do surrealismo.

As fotografias foram realizadas no âmbito da atribuição a Mário Cesariny do Grande Prémio EDP - Artes Plásticas, em 2002, no âmbito do qual a Fundação EDP realizou uma exposição retrospetiva do artista, que esteve patente no Museu da Cidade, em Lisboa, entre 2004 e 2005.

A exposição esteve patente posteriormente no Centro de Estudos do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, e no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em 2006.

Nascido em Lisboa, em 1968, Duarte Belo é formado em arquitetura, e, desde 1986, trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.

Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, entre os quais "Portugal --- O Sabor da Terra", em catorze volumes (1997-1998), e "Portugal Património", em dez volumes (2007-2008), e "O Vento Sobre a Terra --- apontamentos de viagens (2002)"

Tópicos
pub