Funeral do arquiteto Nuno Teotónio Pereira realiza-se na sexta-feira em Lisboa

por Lusa

Lisboa, 20 jan (Lusa) - O funeral do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, de 93 anos, realiza-se na sexta-feira, às 13:30, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, para o Cemitério do Lumiar, disse hoje à agência Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o corpo do arquiteto estará em câmara ardente a partir das 17:00 de quinta-feira, no salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi projetada por Nuno Teotónio Pereira, com o arquiteto Nuno Portas, e foi distinguida com o Prémio Valmor em 1975.

Nuno Teotónio Pereira, uma das figuras mais destacadas da arquitetura, urbanismo e da habitação em Portugal, morreu hoje, em Lisboa, cerca do meio-dia, "em casa, rodeado pela família", segundo a Ordem dos Arquitetos.

Nascido em Lisboa, em 1922, formou-se em arquitetura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, foi autor e coautor de dezenas de projetos e também um histórico defensor de direitos cívicos e políticos durante o regime salazarista.

Em abril de 2015, Nuno Teotónio Pereira foi distinguido com o Prémio Universidade de Lisboa 2015, pelo exercício "brilhante" na área da arquitetura e como "figura ética".

Foi galardoado com o 2.º Prémio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961), pelo Edifício das Águas Livres, e Prémios Valmor para a Torre de Habitação nos Olivais Norte (1967), Edifício Franjinhas (1971) e Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1975).

Era membro honorário da Ordem dos Arquitetos desde 1994 e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2003) e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2005).

AG // MAG

Lusa/Fim

Tópicos
pub