Gaia quer transformar Laboratório Edgar Cardoso em Museu das Pontes

por Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 19 nov (Lusa) -- A Câmara de Gaia quer transformar as instalações do Laboratório Edgar Cardoso, junto à Ponte São João, num Museu das Pontes que seja uma "âncora" e torne a zona mais atrativa.

"Temos a necessidade de virar ao rio, com infraestruturas e investimento tal como foi feito na orla costeira", disse à Lusa o presidente da Câmara de Gaia que quer que o futuro museu seja uma "âncora naquela zona".

Eduardo Vítor Rodrigues explicou que a proposta de criação do Museu das Pontes, a ser apreciada na próxima reunião de câmara, configura uma "formalização do processo que envolve outras entidades" como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

"No percurso do Rio Douro existem inúmeras obras de arte, designadamente pontes e barragens que são exemplos extraordinários de engenharia", começa por destacar a proposta, a que a Lusa teve acesso.

No documento, a câmara considera que o laboratório Edgar Cardoso, construído para servir de apoio à construção da ponte ferroviária São João, "reúne indiscutivelmente as condições ideais para a criação de um museu/centro interpretativo das pontes onde possa ser concentrada toda a documentação/espólio, projetos, maquetas, filmes, etc. relacionados com as pontes construídas e garantir a sua adequada divulgação".

A autarquia assinala que o espaço com "cerca de 80 lugares [e] diversas salas" tem uma especial "relação com a obra notável do engenheiro Edgar Cardoso" e a partir dele "é possível visualizar quatro pontes - Ponte Maria Pia, Ponte S. João, Ponte do Freixo e Ponte do Infante".

Pontes que, acrescenta a proposta, foram "recordes de engenharia no tempo da sua construção, tendo sido então utilizados métodos e soluções construtivas totalmente inovadoras pada a época e constituem, para além disso, um valor histórico e patrimonial inigualável, reconhecido mundialmente".

Após a inauguração da Ponte São João em 24 de junho de 1991, o laboratório "deixou de ter qualquer utilidade para a REFER, tendo ficado praticamente devoluto até março de 2011, altura em que foi celebrado um protocolo entre aquela entidade e este município, que assumiu a partir de então a gestão das instalações referidas", refere o documento.

Para a criação do Museu das Pontes, a câmara de Gaia solicitou a "colaboração institucional" da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que, sem compromissos financeiros, tratará da "conceção do programa e do âmbito deste projeto, bem como a identificação da documentação, materiais e ao modelo de funcionamento".

A equipa irá preparar agora o processo para que tudo esteja pronto para a abertura de novas linhas de financiamento de fundos comunitário que o autarca espera ocorrer no início do próximo ano.

Vítor Rodrigues assegurou ser um "projeto relativamente rápido" que terá a estrutura concluída "no início de 2017".

Já no orçamento para 2016 a câmara incluiu 1.500 euros de um total de 411.500 euros que está disponível para comparticipar para o projeto, mas o presidente explicou ser este um calor meramente indicativo que pode aumentar.

No setor da habitação e serviços coletivos estão destinados mais de três milhões de euros para o ordenamento do território e requalificações urbanísticas na escarpa e bairro da Serra do Pilar, arruamentos de acesso à Ponte Maria Pia, reforço da proteção da margem do estuário do Douro, intervenções nas zonas envolventes à linha ferroviária, intervenção nos pilares da ponte S. João, desenvolvimento do Museu das Pontes e outros.

Tópicos
pub