Galerista português de Paris doa obras ao Museu de Arte Antiga e ao Museu da Cidade

por Lusa

O galerista Philippe Mendes revelou hoje à agência Lusa que vai doar duas obras de arte, uma escultura do século XVIII e uma pintura do século XIX, ao Museu Nacional de Arte Antiga e ao Museu da Cidade, em Lisboa.

Philippe Mendes, galerista de origem portuguesa radicado em Paris, que ficou conhecido em Portugal por ter doado uma pintura de Josefa de Óbidos ao Museu do Louvre, na capital francesa, vai exibir estas duas peças no seu `stand` na Feira de Arte e Antiguidades, que reunirá 21 galerias, em Lisboa, de sexta-feira a 15 de maio.

De acordo com Philippe Mendes, a escultura, que representa uma "Coroação da Virgem", do século XVIII, foi criada por Joaquim José de Barros Laborão, autor, entre outras, das estátuas do vestíbulo do Palácio da Ajuda, e será oferecida, depois da feira, ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

"Trata-se de um grande escultor e importante artista do Barroco Português, sendo que esta peça é uma das suas obras-primas. Esta peça excecional foi adquirida por mim, no mercado nacional, para não sair do país e poder, também ela, ser posta no `lugar certo`, o MNAA", sublinha o galerista num comunicado enviado à agência Lusa.

O galerista afirma que também vai oferecer ao Museu da Cidade um quadro de Alexandre Raulin, de 1847, que representa uma visão do interior do claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

"Este tipo de documento histórico é raro e o seu devido lugar é num museu português, desta vez o Museu da Cidade, correspondendo assim ao meu desejo pessoal de partilhar esta obra, tão relevante para a cultura portuguesa, com a cidade de Lisboa e com todos os portugueses", justifica o colecionador emigrado em França desde os 14 anos, onde estudou História da Arte e Direito.

A Galerie Mendes, em Paris, especializada em pintura e escultura dos séculos XVI aos XIX, traz à Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa um conjunto de peças que irá levar depois à Bienal Internacional de Paris, que decorre no Grand Palais, em setembro.

Sobre a motivação para estas doações, Philippe Mendes justifica que são movidas, "acima de tudo, pelo desejo de defesa do património português e de participar nessa missão", o que lhe dá satisfação.

"Foi neste espírito que adquiri o quadro da Josefa de Óbidos para a coleção do Louvre, que após processo científico e administrativo irá ser exposto ao público numa sala que será dedicada exclusivamente à pintura portuguesa", indicou.

O galerista lusodescendente sublinhou ainda que - nessa linha - criou a Associação Francesa "Luso Património", consagrada à proteção, valorização e exposição da arte portuguesa em França e na Europa, à qual preside, que tem como vice-presidente Paula Vieira.

Recordou que a primeira iniciativa da associação foi divulgar e angariar fundos para a aquisição da obra "A adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, campanha pública do MNAA que encerrou no último sábado, ultrapassando largamente os 600 mil euros necessários para a compra.

Também em Paris, segundo Philippe Mendes, a associação realizou uma campanha de mecenato, entre galerias de arte e privados, que financiaram o restauro de 10 das 15 obras a serem intervencionadas no MNAA.

A inauguração da Feira de Arte e Antiguidades está prevista para sexta-feira, reservada a convidados, e a abertura ao público de segunda a quinta-feira, das 17:00 às 23:00, sexta-feira e sábado até às 24:00 e aos domingos das 12:00 às 20:00.

Tópicos
pub