GNR: Especialistas em resgate prontos a partir para Itália

por João Fernando Ramos

Se Itália pedir ajuda internacional a GNR tem duas equipas em prontidão para partir de imediato. "Temos uma unidade de militares especialistas em resgate em estruturas colapsadas, e os binómios cinotécnicos com muita experiência em zonas atingidas em terramotos", explicou no Jornal 2 o capitão André Gonçalves.

O número de mortos do sismo em Itália continua a crescer. Durante a noite sentiram-se mais de 470 réplicas, uma delas de 4.7 na escala de Richter.

As equipas de resgate não têm descanso e cada pessoa que encontram com vida sabe a uma grande vitória. Há, ainda, largas centenas de desaparecidos.


No terreno estão 2.400 elementos das equipas de resgate a que se juntam mais de três mil voluntários na procura por sobreviventes.

A GNR tem militares e equipamento a postos caso um pedido de ajuda seja feito. Para além dos binómios cinotécnicos (homem/cão) a GNR tem também uma equipa de militares especializados em operações de resgate em estruturas colapsadas.

"numa primeira fase os cães assinalam os locais onde podem estar vítimas. Logo depois a unidade de resgate avança com diverso equipamento (de sensores, sondas e câmaras) que permitem quer fazer a localização fina da vitima, mas também saber se ela está viva ou morta", explica o capitão André Gonçalves, que comanda estes militares adstritos ao Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana.

Itália tem nos locais mais afetados pelo sismo da passada quarta feira todos os meios disponíveis no país para este tipo de trabalho. O governo italiano não fez ainda qualquer solicitação de ajuda internacional.
pub