Governo tem "a intenção firme" de cooperar com autarquia na recuperação do Palácio Valflores

por Lusa

O ministro da Cultura garantiu hoje que o Governo tem "a intenção firme" em cooperar com a Câmara de Loures na recuperação do Palácio Valflores, um dos 14 monumentos mais ameaçados na Europa, segundo a organização Europa Nostra.

A garantia foi deixada hoje pelo ministro da Cultura, João Soares, no decorrer de uma visita ao concelho de Loures, durante a qual visitou o palácio, que foi mandado construir no século XVI por Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres, e é considerado um exemplo da arquitetura residencial renascentista em Portugal.

A ideia da visita é "avaliar com os meus próprios olhos algumas questões de natureza patrimonial que se colocam no concelho de Loures, e onde o Ministério da Cultura tem a intenção firme de trabalhar em cooperação com o município de Loures", nomeadamente na reabilitação destes exemplar arquitetónico, que foi habitado até ao século XIX pela família Barros e Vasconcelos.

O palácio, em Santa Iria da Azóia, faz parte de uma quinta com cerca de 44.000 metros quadrados e que outrora teve olivais, laranjais e pomares de maçãs e pêras, entre outras utilizações agropecuárias até à 1.º metade do século XX, quando o imóvel foi adquirido pela família inglesa Reynolds, explicou à Lusa a arqueóloga Ana Raquel Silva, da Câmara de Oeiras.

O palácio, agora propriedade da Câmara de Loures, e que foi conhecido no século XX como das abóboras, está em avançado estado de degradação e com as estruturas "muito frágéis", sendo "essencial a sua sustentação, para uma posterior intervenção", disse a arqueóloga.

Tópicos
pub