Grupo de cidadãos reúne-se para reparar bicicletas no centro da cidade de Aveiro

por Lusa

Incentivar e promover a utilização da bicicleta como forma de transporte é o objetivo de um grupo de cidadãos denominado "Ciclaveiro" que realiza sábado, junto ao Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, uma cicloficina.

A cicloficina é um ponto de encontro "onde os participantes partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas".

O conceito baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas, e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e partilha de conhecimentos.

"Adaptámos o conceito que já existe noutras cidades e funciona como grupo de entreajuda entre ciclistas. São disponibilizadas as ferramentas e cada um arranja a sua bicicleta com a cooperação dos outros", explicou à Lusa Rui Igreja, do Ciclaveiro.

Em cada sessão os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar responsáveis pelas suas manutenções e reparações.

"Não é uma formação clássica, onde existe um formador que vai explicar como é que se faz. As pessoas aparecem e ajudam-se mutuamente porque o objetivo é que quem saiba menos aprenda e se torne mais capaz de manter a sua bicicleta" esclarece Rui Igreja.

A cicloficina vai decorrer na tarde de sábado frente ao Mercado Manuel Firmino, um dos pontos centrais da cidade e, por coincidência, principal estação do projeto das Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro (BUGA), lançado há 15 anos.

"Outro dos objetivos é dar alguma animação ao local onde é realizada a cicloficina, que é divulgada através das redes sociais. Contamos que esta, realizada no centro da cidade, leve as pessoas a lá passar e dar "uma espreitadela", diz Rui Igreja.

O Ciclaveiro nasceu em 2014 de um grupo de trabalho sobre a mobilidade, criado pelo movimento de cidadãos "Aveiro em transição", e realizou a primeira cicloficina em maio, na Universidade de Aveiro, que envolveu cerca de 30 pessoas e durante a qual foram reparadas cerca de 15 bicicletas.

Com a mudança do espaço académico para o centro urbano, o propósito agora é realizar a cicloficina regularmente, já que destinada ao utilizador normal da bicicleta, e repetir a iniciativa no segundo sábado de cada mês.

Tópicos
pub