Histórias de habitantes de aldeias do xisto cruzam-se com artes em Góis

| Cultura

O projeto "Xistórias" procura conhecer histórias de habitantes de aldeias do xisto para, com os mesmos, criar "pontes entre o passado e o futuro", numa performance a ter lugar nas aldeias, no sábado.

A performance artística pretende integrar o trabalho das artistas Eunice Gonçalves e Paula Roush com histórias que foram recolhendo, desde 01 de novembro, através do contacto com os habitantes das aldeias de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, no concelho de Góis, pertencentes à rede das aldeias do xisto.

No espetáculo, que irá decorrer no sábado, procura-se "cruzar os materiais e histórias que são identidade daquelas aldeias com os materiais digitais", explicou João Correia, promotor do evento e membro da associação Salamandra Dourada, uma das entidades organizadoras.

O cruzamento de suportes visa criar "uma ligação entre o passado e o futuro", quer através da componente audiovisual do projeto, quer através da presença do público, que irá ser convidado a contar as suas histórias.

A partir da narrativa oral, deseja-se também "confrontar o olhar dos artistas com o das pessoas das aldeias, criar expectativas para o futuro daquela região e encontrar caminhos" para o desenvolvimento local, referiu João Correia.

Os participantes, depois de transportados de dois pontos de encontro em Coimbra e Góis, irão fazer um percurso a pé para "entrar em contacto com a natureza e o ambiente envolvente", antes de entrarem nas aldeias.

O próprio percurso entre aldeias será pedonal, em que Mário Montez, animador sociocultural envolvido no projeto, irá realizar "mini-performances" na ligação entre as quatro localidades.

O público que queira participar tem que se inscrever até hoje, 20 de novembro, na página do projeto (http://xistorias.aldeiasdoxisto.pt).

O "Xistórias" conta ainda com a participação de um programador informático, Miguel Gomes, e tem o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Câmara Municipal de Góis e a Escola Superior de Educação de Coimbra.

Tópicos:

Aigra, Turístico Aldeias Xisto,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.