Inaugurada em Coimbra loja de troca de produtos e serviços

| Cultura

A primeira loja de trocas de produtos e serviços do país, no âmbito do projeto "Believe in Portugal", abriu hoje em Coimbra, na Torre Arnado, por iniciativa deste centro de negócios na Baixa da cidade.

O novo espaço -- "Torre Arnado BeShop" -- adota o princípio de troca de um produto e/ou serviço por outro produto e/ou serviço, que poderá ser efetuado no momento ou posteriormente, funcionando a loja como meio de intermediação entre os envolvidos nas permutas, mas apenas para promover o contacto entre si e sem qualquer contrapartida.

Visando "ir ao encontro das necessidades dos clientes nesta época de dificuldades, permitindo a reutilização de produtos que de outra forma não eram reutilizados", o novo estabelecimento funcionará de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00, disse à agência Lusa o gestor executivo da Torre Arnado, Lucas Vieira.

Com a iniciativa, a Torre Arnado, que assegura o funcionamento da "BeShop", designadamente disponibilizando um funcionário, também quer, deste modo, "fomentar negócios, sem que haja a necessidade de intervenção de dinheiro" e dinamizar este espaço de comércio e serviços, que é "o primeiro `business center` de Coimbra", sublinha aquele responsável.

Na inauguração da loja, na tarde de hoje, também participou a mentora do "Believe in Portugal", Andresa Salgueiro, que disse à agência Lusa ser esta a primeira loja do país criada no âmbito do seu projeto, que ainda só foi ensaiado de forma pontual, como, por exemplo, numa feira.

"Já há em Portugal uma ou outra loja de trocas", desenvolvidas sobretudo por juntas de freguesias, mas numa "lógica essencialmente de solidariedade social", adiantou Andresa Salgueiro.

"Para além de uma loja de trocas aberta ao público em permanência, a Torre Arnado BeShop pretende ser um ponto de convergência da comunidade, para que as empresas possam fazer parcerias e partilhar recursos", salientou Andresa Salgueiro.

O projeto "Believe in Portugal" é "uma nova filosofia de vida, onde tudo é possível".

"Onde podemos mudar a nossa forma de ver a vida, onde podemos alterar comportamentos e atitudes, podemos ser melhores, enquanto pessoas, logo mais livres, porque só sendo livres somos felizes", sustentou.

Psicopedagoga de formação, Andresa Salgueiro, demitiu-se de "um emprego estável", viveu com 1.111 euros durante um ano e sobreviveu "à base de trocas na procura de uma vida mais humana e feliz, baseada em valores como a confiança, o altruísmo e a partilha".

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.