Iniciativa privada regista e põe na internet paisagens sonoras da região da Beira Serra

| Cultura
Iniciativa privada regista e põe na internet paisagens sonoras da região da Beira Serra

Foto: Paulo Novais/Lusa

Em 2008, o ano em que nasceram os filhos, Luís Antero começou a recolher e organizar registos das paisagens sonoras da região da Beira Serra. As preocupações eram a documentação, arquivo e divulgação pública desses sons através da internet.

Luís Antero continua a fazer este trabalho e tem vários projetos em mãos, como gravações sonoras das rodas de água do vale do Rio Alva e a arte sineira da aldeia de xisto da Benfeita. As gravações vão ficando disponíveis na página que criou na internet.

A Assembleia da República discute esta tarde um projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo o alargamento das suas competências à tutela do arquivo sonoro nacional, de forma a que haja um espaço comum em que é armazenado. Os socialistas defendem que é importante garantir que este património não é esquecido.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC (Período Revolucionário em Curso 1974 – 1976).

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.