João Barrento vence Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" da APE

| Cultura

O escritor João Barrento foi distinguido com o Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho", atribuido pela Associação Portuguesa de Escritores e Câmara Municipal de Vila Nova De Famalicão 2011, anunciou hoje a organização.

A obra de João Barrento que conquistou a unanimidade do júri é "O Mundo está cheio de Deuses -- Crise e Crítica do Contemporâneo", editada pela Assírio & Alvim, indica uma nota da direção da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Nesta 3.ª edição do galardão, relativa aos livros publicados em 2011, o júri foi constituído por José Carlos Seabra Pereira, Luísa Mellid-Franco e Margarida Braga Neves.

Este prémio, no valor de 7.500 Euros, com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, já distinguiu autores como Vitor Aguiar e Silva e Manuel Gusmão.

Crítico, ensaísta e tradutor literário de língua alemã, João Barrento nasceu em 1940, em Alter do Chão. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com uma tese sobre a obra do dramaturgo inglês Harold Pinter.

De 1965 a 1968 foi leitor de Português na Universidade de Hamburgo e, depois, leitor de língua alemã na Faculdade de Letras de Lisboa. É desde 1986 professor de Literatura Alemã e Comparada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

É autor de numerosos artigos e ensaios sobre temas de literatura alemã, portuguesa, inglesa, literatura comparada, teoria da literatura e da tradução, designadamente em revistas da especialidade, como a Colóquio/Letras.

Foi galardoado, entre outros, com o Grande Prémio de Tradução do Pen-Clube e da Associação Portuguesa de Tradutores, o Prémio de Ensaio "Jacinto do Prado Coelho", da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, a Bundesverdienstkreuz (Cruz de Mérito Alemã) e a Medalha Goethe da República Federal da Alemanha.

A cerimónia de entrega do Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" 2011 está marcada para o dia 04 de maio, em Vila Nova de Famalicão.

Tópicos:

APE, Alemã, Alter, Crítica, Críticos Literários Bundesverdienstkreuz Cruz, Ensaio Prado Coelho APE, Ensaio Jacinto Prado Coelho, Escritores APE, Hamburgo, Harold Pinter, Prado Coelho APE, Sea, Tradução,

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.