José Eduardo Agualusa e Rosa Montero à conversa em Castelo Branco

por Lusa

Castelo Branco, 01 ago (Lusa) -- Os escritores José Eduardo Agualusa e Rosa Montero estão hoje à conversa no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, no âmbito do projeto "Viagem literária".

Esta é a quinta etapa do projeto iniciado no passado dia 25 de Abril, em Bragança, e que consiste na apresentação de dois escritores, à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que também pode intervir.

A conversa na capital da Beira Baixa está marcada para as 21:30 e, sobre a mesa, "estarão temas da atualidade, os livros e a literatura, e também as viagens protagonizadas por estes dois escritores", disse à Lusa fonte da Porto Editora.

José Eduardo Agualusa nasceu há 54 anos no Huambo, em Angola, é autor de vários romances, entre os quais, "A conjura", vencedor do Prémio Revelação Sonangol, "Nação crioula", vencedor do Grande Prémio de Literatura RTP, "Fronteiras perdidas", com o qual recebeu o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores e ainda "O ano que Zumbi tomou o Rio", "O vendedor de passados" e, mais recentemente, "O livro dos camaleões".

A espanhola Rosa Montero, de 64 anos, estudou jornalismo e psicologia, e colabora desde 1976 em exclusivo com o jornal El País. Em 1980 recebeu o Prémio Nacional de Jornalismo, de Espanha, e em 2005, o Prémio Rodríguez Santamaría de Jornalismo.

Os seus romances estão traduzidos em diversas línguas, e segundo a mesma fonte é "considerada uma figura central da literatura espanhola contemporânea".

Depois de Castelo Branco, a "Viagem literária" segue no dia 20 de setembro para Portalegre, com a participação de Teolinda Gersão e Valter Hugo Mãe.

Tópicos
pub