Livraria A das Artes, em Sines, eleita a preferida dos portugueses

| Cultura

A livraria A das Artes, em Sines, no litoral alentejano, é a "Livraria Preferida" dos portugueses, tendo vencido o concurso promovido `online`, pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que hoje anunciou os resultados.

"Em funcionamento desde julho de 2003, este espaço dedicado às artes oferece aos seus visitantes não só livros como, também, música, artesanato e artes plásticas", afirma a APEL em comunicado.

Em 2.º lugar ficou a livraria Arquivo, em Leiria, que foi fundada na década de 1980 e "é uma referência cultural na cidade, funcionando como livraria e contando com um espaço de galeria, auditório, cafetaria e área infantojuvenil".

A livraria infantil Aqui Há Gato, em Santarém, ficou em 3.º lugar, pelo segundo ano consecutivo. "Este espaço dedicado aos pequenos leitores dedica-se à promoção do livro infantil através da arte, do teatro e das sessões de histórias e tem vindo a conquistar cada vez mais famílias, ao longo dos seus oito anos de vida".

As livrarias Traga-Mundos, em Vila Real, e a Barata, em Lisboa, foram distinguidas com o 4.º e 5.º lugares, respetivamente.

Segundo a APEL, este ano, "cerca de 2.500 portugueses participaram na votação `online`", menos meio milhar do que no ano passado.

Nas outras categorias a concurso, o Prémio Melhor Ambiente foi atribuído à livraria Arquivo, em Leiria, o de Melhor Atendimento foi conquistado pel`A das Artes, em Sines, pelo segundo ano consecutivo; o Melhor Catálogo foi para a FNAC Chiado, também pelo segundo ano consecutivo, e o Prémio Conveniência de Serviços distinguiu a Livraria Barata, na avenida de Roma, em Lisboa.

O objetivo desta iniciativa, segundo comunicado da APEL, é "promover os hábitos de leitura junto de diversos públicos, em diferentes locais, através das mais variadas ações".

A APEL afirma que o resultado específico das votações da "Livraria Preferida" será enviado a cada livreiro, "o que lhe permitirá conhecer ainda melhor o seu público".

A livraria Cabeçudos, em Lisboa, foi a "Livraria Preferida" eleita no ano passado.

Tópicos:

APEL, Arquivo, Editores, Gato,

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.