Livro "Lisboa Cidade Triste e Alegre" vai ser reeditado

por Lusa

Lisboa, 06 out (Lusa) - O livro "Lisboa, Cidade Triste e Alegre" da dupla de arquitetos e fotógrafos Victor Palla e Costa Martins, com 200 fotografias, vai ser reeditado pela Pierre von Kleist editions.

De acordo com a editora, a nova edição do livro vai ser apresentada na sexta-feira, às 18:30, na loja A Vida Portuguesa, ao Intendente, em Lisboa.

"Lisboa, Cidade Triste e Alegre", da autoria de Victor Palla (1922-2006) e Costa Martins (1922-1996), foi originalmente publicado em 1959, em sete fascículos subscritos, descrito como "uma sinfonia visual" sobre a Lisboa dos anos 1950, mostrando a cidade em diferentes aspetos.

O livro reúne cerca de 200 fotografias, que os autores paginaram em estreita relação com excertos de poesia da autoria de Fernando Pessoa (e os heterónimos Álvaro de Campos e Ricardo Reis), António Botto, Almada Negreiros, Camilo Pessanha, Mário de Sá-Carneiro, Alberto de Serpa, Cesário Verde, Gil Vicente.

Contém ainda inéditos de Eugénio de Andrade, David Mourão-Ferreira, Alexandre O`Neill, Jorge de Sena, entre outros nomes da cena literária portuguesa de então, com um texto de abertura de José Rodrigues Miguéis.

A obra levou três anos a preparar, e as duas centenas de fotografias foram escolhidas entre cerca de seis mil tiradas à cidade onde os autores nasceram e viveram.

Os autores selecionaram diversos aspetos da capital, desde imagens pitorescas a monumentais, mas na sua maioria captam a Lisboa humana, de dia e de noite, nos seus retratos de bairros na Baixa, junto ao Tejo.

De acordo com a editora, o livro "retrata uma Lisboa vulgar, maioritariamente proletária, e até mesmo desmazelada, que o governo de Salazar desejava ignorar. Representou o nascimento de uma fotografia portuguesa verdadeiramente modernista".

Depois da primeira edição, o livro foi praticamente esquecido, até que, em 1982, António Sena o retirou da sombra através da exposição "Lisboa e Tejo e Tudo", na galeria Ether.

Nessa altura, juntaram-se muitos dos fascículos que continuavam por encadernar e fizeram-se cerca de 200 cópias e, mais tarde, surgiria a projeção internacional do livro, associada à sua inclusão em "The Photobook: A History, Vol. 1", de Gerry Badger e Martin Parr.

Em 2009, a Pierre von Kleist editions voltou a reeditar o livro, celebrando o 50.º aniversário da publicação original.

A Pierre von Kleist é uma editora portuguesa de livros de fotografia fundada por André Príncipe e José Pedro Cortes, contando com duas dezenas de livros publicados.

Tópicos
pub