Livros ajudam a promover ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos corais

por Lusa

Leiria, 20 jan (Lusa) - Etnografia e Tradição é um projeto nacional que visa a edição de livros com a história de ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos corais, com o objetivo de promover e valorizar o seu trabalho.

O coordenador deste projeto, Adélio Amaro, explicou à agência Lusa que `Etnografia e Tradição` "pretende promover ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos corais, através da edição de livros com memórias fotográficas, sem fins comerciais e custos para os grupos".

Segundo Adélio Amaro, além da página na internet - www.etnografiaetradicao.pt - este projeto "permite mostrar a muitas pessoas, através da edição dos volumes da coleção, a história dos diversos grupos, ficando com uma pequena noção de que um grupo deste género vai muito além das atuações".

O coordenador do projeto salienta que estes grupos "fazem imensas recolhas e conservam grande parte da história musical tradicional e etnográfica do país" e, nesta coleção, "em que cada grupo aderente terá um volume de 96 páginas com as suas memórias fotográficas, artigos de imprensa, cartazes, diplomas e outro tipo de documentação, fica publicada uma pequena recolha da imensa atividade de cada grupo".

Adélio Amaro acrescentou que além de publicar parte da sua história no respetivo volume, a recolha do material é também uma forma de "organizar o arquivo histórico do próprio grupo".

Este projeto surgiu depois de Adélio Amaro ter sido presidente da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura. "Após vários trabalhos de investigação na área da etnografia, com participação em diversos congressos e colaboração em vários grupos, surgiu a ideia de se realizar um projeto que desse oportunidade de fazer uma recolha da história dos grupos".

Adélio Amarado disse também discordar que ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos corais estão em vias de extinção: "Bem pelo contrário. Só ranchos folclóricos federados em Portugal são mais de 600 e existe uma federação que os defende, promove ações com o intuito de os mesmos melhorarem e dá acompanhamento técnico através dos seus conselheiros por todo o país".

"O mesmo acontece com as filarmónicas e grupos corais, que são em número bem considerável", disse ainda o coordenador, admitindo, contudo, que existem "grupos que, por vezes, não têm tanta qualidade e acabam por desaparecer".

Adélio Amaro considerou que falta "promover muito mais" estes grupos, pois "são todos estes que representam parte da tradição do país".

"Esta coleção é uma simples forma de ajudar a promover e a valorizar o trabalho de cada grupo que foi e é realizado por muitas pessoas, sem pedirem nada em troca, bem pelo contrário, dão muito do seu esforço e tempo pela promoção da tradição portuguesa", rematou.

Tópicos
pub