Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Manuel António Pina vai ser homenageado em Santo Tirso

por Lusa

Santo Tirso, 23 out (Lusa) -- A próxima edição de "A poesia está na rua", que decorre anualmente em Santo Tirso, será dedicada ao poeta Manuel António Pina, que morreu na sexta-feira, anunciou hoje a Câmara local, organizadora do evento.

O poeta já havia sido a figura central da terceira edição deste evento, que decorreu em março de 2006, tendo cabido ao ensaísta Eduardo Prado Coelho, também já falecido, a tarefa de apresentar a obra e a vida do escritor.

Ao tomar conhecimento da morte de Manuel António Pina, a autarquia decidiu apresentar os pêsames à família do poeta e anunciar, em comunicado, a decisão de que oitava edição de "A poesia está na rua", a decorrer no mês de março, prestará tributo à vida e obra do poeta, escritor e cronista.

"A poesia está na rua" é um evento anual promovido, desde 2004, pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com "o objetivo de dar uma expressão festiva à poesia, fazendo-a comungar da vida comunitária do concelho". Durante um mês, os agentes culturais do concelho promovem a ideia de tirar a poesia dos lugares convencionais, trazendo-a para a rua. No âmbito desta iniciativa, todos os anos é homenageado um poeta português, tendo sido Vasco Graça Moura a figura escolhida este ano.

Manuel António Pina nasceu no Sabugal em 1943 e morreu na sexta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Manuel António Pina foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001, assinando posteriormente uma coluna na última página deste diário do Porto.

Foi autor de poesia, ficção, crónica, literatura infantil e de duas dezenas de peças de teatro. A sua obra valeu-lhe o Prémio Pessoa em 2011.

Tópicos
pub