Manuel António Pina vai ser homenageado em Santo Tirso

| Cultura

A próxima edição de "A poesia está na rua", que decorre anualmente em Santo Tirso, será dedicada ao poeta Manuel António Pina, que morreu na sexta-feira, anunciou hoje a Câmara local, organizadora do evento.

O poeta já havia sido a figura central da terceira edição deste evento, que decorreu em março de 2006, tendo cabido ao ensaísta Eduardo Prado Coelho, também já falecido, a tarefa de apresentar a obra e a vida do escritor.

Ao tomar conhecimento da morte de Manuel António Pina, a autarquia decidiu apresentar os pêsames à família do poeta e anunciar, em comunicado, a decisão de que oitava edição de "A poesia está na rua", a decorrer no mês de março, prestará tributo à vida e obra do poeta, escritor e cronista.

"A poesia está na rua" é um evento anual promovido, desde 2004, pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com "o objetivo de dar uma expressão festiva à poesia, fazendo-a comungar da vida comunitária do concelho". Durante um mês, os agentes culturais do concelho promovem a ideia de tirar a poesia dos lugares convencionais, trazendo-a para a rua. No âmbito desta iniciativa, todos os anos é homenageado um poeta português, tendo sido Vasco Graça Moura a figura escolhida este ano.

Manuel António Pina nasceu no Sabugal em 1943 e morreu na sexta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Manuel António Pina foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001, assinando posteriormente uma coluna na última página deste diário do Porto.

Foi autor de poesia, ficção, crónica, literatura infantil e de duas dezenas de peças de teatro. A sua obra valeu-lhe o Prémio Pessoa em 2011.

Tópicos:

Câa, Sabugal, Tirso,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um estudo recente demonstra que pescar abaixo dos 600 metros de profundidade pode trazer graves problemas no ecossistema marinho.

    Milhares de migrantes procuram refúgio na Europa em fuga da guerra e da instabilidade no Médio Oriente e África.

      A rádio pública completou 80 anos. Assinalámos a data com cinco entrevistas e outras cinco reportagens.

        Tire uma fotografia, escreva um e-mail com nome, local e descrição e envie para ferias@rtp.pt.