Maria de Lima ensaia peça do brasileiro Gerald Thomas em São Paulo

| Cultura

A atriz portuguesa Maria de Lima irá estrear a peça "Entredentes", do encenador brasileiro Gerald Thomas, num teatro de São Paulo, no próximo dia 15, ao lado de dois atores brasileiros.

A peça aborda o encontro de um islâmico radical e de um judeu ortodoxo, no Muro das Lamentações, em Jerusalém. O texto abre espaço para reflexão de notícias da atualidade mundial, no diálogo entre as personagens, interpretadas por Ney Latorraca e Edi Botelho, além de Maria de Lima.

A antestreia verificar-se-á na próxima quinta-feira, dia 10, cinco dias antes da primeira representação pública, e ficará em cartaz no palco do Sesc Consolação, no centro de São Paulo, até 10 de maio.

"É quase como se as personagens não existissem. Todos nós representamos fragmentos do Gerald [Thomas] e fragmentos de nós próprios, inseridos numa atualidade. Há referências ao que se passa no mundo, ao que contribuiu para os acontecimentos que vivemos neste momento, com um aglomerado de fatores históricos e políticos", afirmou Maria de Lima à Lusa sobre "Entredentes".

Esta é a quarta peça de Thomas, na qual a atriz portuguesa radicada em Londres participa. "Gerald está numa fase absolutamente extraordinária e criativa. Trabalhar neste nosso reencontro tem sido muito positivo porque, além de ser uma pessoa com quem gosto de trabalhar, ele dá liberdade ao ator, à construção do espetáculo", acrescentou a atriz.

Maria de Lima está no Brasil desde 24 de fevereiro, para ensaiar. Afirmou ter sido tão bem recebida, que "não sente saudades de Londres", onde reside.

"Estou `super entusiasmada`, estou com um nervoso, que é normal e é saudável. Temos um espetáculo extraordinário nas mãos e tenho certeza de que o público vai gostar", disse.

A atriz também elogiou os seus companheiros de cena, que considerou "generosos", "atores extraordinários" e "verdadeiros cavalheiros".

Nascido em 1954, no Rio de Janeiro, Gerald Thomas trabalhou com o teatro La MaMa, em Nova Iorque, e o Living Theatre, em Paris, entre outras companhias, antes de fundar o seu próprio grupo, Ópera Seca, em São Paulo, Brasil. Trabalhou com atores como Fernanda Montenegro, Antonio Fagundes, Tônia Carrero e Marco Nanini.

O ator Ney Latarroca, que acompanha Maria de Lima em "Entredentes", é conhecido em Portugal pela participação em telenovelas como "Dancin`Days" e "O Bem Amado" ou séries como "Malu Mulher".

Edi Botelho, que entrou em "Aquele Beijo", produção da Globo, tem trabalhado sobretudo em teatro, em peças como "Quarteto", de Heiner Müller, e a "Trilogia de Kafka", também dirigidas por Gerald Thomas.

 

Tópicos:

Lima, Living Theatre, Muro Lamentações, Ney Latorraca,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à RTP, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garantiu que enquanto tiver confiança do primeiro-ministro não vai sair do Executivo.

Jorge Paiva, botânico e professor, um dos maiores peritos da floresta, critica em entrevista à Antena 1 o desinteresse generalizado dos políticos pelos problemas da floresta.

É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.