Mário Cesariny evocado nos dez anos da morte numa exposição em Lisboa

por Lusa

O artista plástico e poeta Mário Cesariny vai ser evocado nos dez anos da morte, com uma exposição abrangente sobre a sua obra, que é inaugurada no dia 03 de novembro, na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, em Lisboa.

De acordo com a organização, da responsabilidade da Perve Galeria, a exposição "Evocando Mário Cesariny" assinala também o 3.º aniversário da Casa da Liberdade - Mário Cesariny, criada em memória e para divulgação da vida e obra desta figura tutelar do Surrealismo português.

Na mostra, vão estar desenhos, pinturas, poemas-objecto, colagens, esculturas, fotografias inéditas e correspondência que cobrem um intervalo temporal que vai dos anos de 1940 aos anos 2000.

Mário Cesariny (1923-2006) foi poeta e artista plástico, e é considerado um dos principais representantes do surrealismo português, tendo recolhido e arquivado muito material sobre as atividades deste movimento em Portugal.

Na exposição vai ser apresentado um núcleo do início do seu percurso, nos anos 1940, que inclui a obra "Maldoror", uma peça emblemática realizada em Paris, em 1947, na altura em que Cesariny visitou André Breton, líder do movimento surrealista.

Pela influência de Breton, Cesariny participa na criação, no mesmo ano, do Grupo Surrealista de Lisboa, a que se seguiria, em 1949, o anti-grupo "Os Surrealistas", que Cesariny fundou com Cruzeiro Seixas e companheiros, após uma cisão no anterior grupo.

Na mesma data, a Casa da Liberdade vai inaugurar uma exposição de Regina Frank, autora nascida em 1965, na Alemanha, que explora as artes plásticas e performativas, tendo apresentado o seu trabalho em instituições museológicas como o New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque, ou o San Diego Museum of Art, ambos nos Estados Unidos.

Entre as mais de 70 obras que se contam nesta exposição antológica está "Chess Pieces", decorrente de um ensaio performativo realizado em 1990, que contou com a colaboração do compositor John Cage.

De acordo com a Perve Galeria, a inauguração simultânea contará com a presença de Cruzeiro Seixas, atualmente com 95 anos, artista que também pertenceu ao movimento surrealista português, e nela será realizado um programa performativo e poético que alude à temática das duas exposições.

Tópicos
pub