Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Marionetas de Alcobaça comemoram em Timor a chegada dos portugueses há 500 anos

por Lusa

Alcobaça, Leiria, 19 nov (Lusa) - A Companhia de Marionetas de Alcobaça vai atuar em Timor, pela primeira vez, de 24 de novembro a 01 de dezembro, onde participa nas comemorações oficiais dos 500 anos da chegada dos primeiros portugueses à ilha.

"Teatro Dom Roberto", um espetáculo tradicional português, e "Etc.", uma obra mais contemporânea e sem recurso a palavras, são as duas peças escolhidas pela companhia para se apresentar "num dos poucos países onde ainda não tínhamos tido oportunidade de atuar", disse à agência Lusa o diretor artístico da S.A. Marionetas, José Gil.

A comemoração dos 500 anos da chegada dos primeiros portugueses a Timor foi o mote para convidar a companhia de Alcobaça a apresentar o Teatro de Robertos, em várias escolas, entre as quais a escola portuguesa Ruy Cinatti, em Díli.

Os Robertos são uma das mais antigas das artes cénicas que a companhia se tem esforçado por preservar, "enquanto herança cultural portuguesa", recordou.

O espetáculo "Etc." será apresentado no dia 28 de novembro, na Fundação Oriente, numa representação em que os sons e os movimentos substituem as palavras e que resulta em "momentos hilariantes, compreendidos em qualquer parte do mundo, independentemente da língua", garante o marionetista.

Dois espetáculos com os quais a companhia tem participado em diversos festivais, em Portugal, e representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão ou Tailândia, entre outros países.

"Em Portugal há pouco espaço para o espetáculo de bonecos e a nossa estratégia tem sido apostar na itinerância e na construção de espetáculos adaptados para transportar, em malas, para qualquer país e montar no local", explicou José Gil.

A criação de um novo programa é a próxima meta da companhia que entretanto prepara a digressão nacional e internacional prevista para 2016.

A S.A.Marionetas -- Teatro & Bonecos é uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas integrada por autores, construtores e marionetistas que produzem originais em português, apostando na preservação da tradição mas também na investigação e na procura de novas soluções estéticas.

A companhia, sediada em Alcobaça, organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas "Marionetas na Cidade", em Alcobaça, distinguido em 2015 com o "EFFE Label".

O prémio de mérito cultural das artes e espetáculo "Troféu Afonso Lopes Vieira", em 2015, foi o último dos trofeus conquistados, entre os quais se contam o prémio especial do júri pela preservação e continuidade do teatro tradicional europeu de marionetas, com o espetáculo "D. Roberto" (2010), o "Award Puppetry Festival Participation", em Xangai, 2012, o prémio de melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua, no Wayang World Puppet Carnival (Indonésia, 2013) e o prémio de melhor espetáculo tradicional do mundo, (Tailândia, 2014), entre muitos outros.

Tópicos
pub