Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Migrações debatidas através do cinema em seminário internacional em Arcos de Valdevez

por Lusa

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 17 set (Lusa) A mobilidade dos povos vista através do cinema é um dos pontos altos do programa do Doc`s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental que, pela primeira vez, vai decorrer em Arcos de Valdevez.

Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor da Casa das Artes, Nuno Soares, explicou que "o problema das migrações, hoje na ordem do dia, será debatido" na décima segunda edição daquele evento que vai decorrer, entre 20 a 25 deste mês, naquele concelho do Alto Minho.

"Além das migrações e da emigração, a reflexão incidirá sobre a noção que hoje temos de fronteira", sustentou.

Nuno Soares disse que a proximidade de Arcos de Valdevez com a Galiza foi "uma das razões naturais" para a escolha, pela organização do evento, a cargo da Apordoc - Associação pelo Documentário, do concelho.

"Além de sermos um concelho da raia, somos também um concelho com muita emigração", sustentou.

Segundo Nuno Soares, "as dinâmicas culturais alcançadas nos últimos 15 anos através da Casa das Artes" foi outras das razões para que o seminário se realizasse em Arcos de Valdevez.

"O apoio que o município tem dado à produção de jovens realizadores portugueses contribuiu muito para a escolha da organização", disse.

Como exemplo apontou desse apoio apontou o último filme de Jacinto Lucas Pires, ainda "Os olhos de André", do realizador António Correia, e "A toca do Lobo" de Catarina Mourão, a exibir na abertura do Doc`s Kingdom 2015.

Trata-se de um filme sobre o avô da realizadora, o romancista contista e poeta que "escreveu toda a sua obra em Arcos de Valdevez", e que dá nome à biblioteca municipal.

Coproduzido pelo Câmara local, o seminário internacional, fundado em 2000, realizado em Serpa até 2010 e nos Açores em 2013, vai exibir, durante seis dias, 25 filmes em 14 sessões seguidas "de debates coletivos organizados num ambiente informal que dilui as fronteiras entre autores e espectadores".

"Estas conversas poderão ocorrer num café, num jardim, em todo o tipo de locais informais", explicou, adiantando que aqueles momentos "colocarão em diálogo cineastas consagrados e jovens artistas, reunindo uma comunidade internacional de participantes".

Segundo Nuno Soares o Doc`s Kingdom, com o tema "Todas as fronteiras", é "um modelo alternativo aos festivais de cinema e às conferências académicas", e que "não tem um programa pré-definido e fechado".

Segundo a organização o programa "não é revelado antecipadamente", sendo que os participantes "não sabem, exatamente, que filme vão ver".

O debate que se segue a cada exibição "dá lugar à circulação da palavra entre todos os participantes, incluindo inscritos, realizadores, convidados, organizadores e voluntários".

Jet Lag, do realizador galego Eloy Domínguez Séren, A Raia, do também galego Iván Castiñeiras, ou Le Passeur, de Filipa César são algumas das películas a exibir.

Adirley Queirós, Eric Baudelaire, Eyal Sivan, Filipa César, Iván Castiñeiras, Joana Pimenta, Nelson Carlo de los Santos Arias, Salomé Lamas serão alguns dos realizadores presentes.

As inscrições para o seminário estão abertas por ordem de chegada, independentemente das profissões e das áreas de formação, e custam 25 euros.

Tópicos
pub