Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu António Tabucchi

por com Lusa
António Tabucchi morreu hoje em Lisboa, de doença prolongada. Tinha 68 anos Toni Albir, EPA

O escritor italiano António Tabucchi morreu esta manhã no hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, onde se encontrava internado, informou a viúva, Maria José Lencastre. Tabucchi, de 68 anos, sofria de doença prolongada e irá a sepultar na capital portuguesa, na próxima quinta-feira.

De origem italiana, o escritor estava ligado há várias décadas a Portugal, através da obra de Fernando Pessoa, da qual era profundo admirador e que divulgou e traduziu para italiano.

Premiado com o Pémio Campiello, Prémio Medicis e Prémio da Associação Europeia de Jornalistas, Tabucchi foi ainda candidato ao Prémio Príncipe das Astúrias e figurava de forma constante na lista de candidatos ao Prémio Nobel da Literatura.

Deixa obras como "Afirma Pereira" e "A cabeça perdida de Damasceno Monteiro," ambas passadas em Portugal, "Nocturno Indiano", "Os últimos três dias de Fernando Pessoa" e "Requiem."
Sonhar em português
A nacionalidade portuguesa foi concedida a Tabucchi em 2004, formalizando uma ligação emocional profunda com o país de quem se reconhecia "cativo", admitindo mesmo sonhar frequentemente em português.

Revelou ainda em entrevistas ao jornal Público, que gostava de "perder tempo" a admirar Lisboa, a pensar e de abraçar os amigos. Entre estes contam-se Alexandre O'Neill, José Cardoso Pires e Fernando Lopes.

António Tabucchi apoiou Mário Soares e foi ainda candidato do Bloco de Esquerda nas eleições europeias. Escreveu sobre a luta dos timorenses, e defendeu sempre a liberdade de expressão e o direito à palavra.
Contos póstumos
Os jornais italianos Corriere della Sera e La Reppublica escrevem hoje, a propósito da morte de Antonio Tabucchi, que morreu o "mais original" autor das últimas décadas, o "mais europeu dos escritores italianos".

Em abril a editora D.Quixote irá publicar "O tempo envelhece depressa", um conjunto de contos sobre a passagem do tempo, passado e presente. Temas que marcaram o seu pensamento.
pub