Morreu Leonard Cohen

por Antena 1

Foto: Valentin Flauraud - Reuters

Leonard Cohen morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A morte do cantor, escritor e poeta canadiano foi confirmada pela editora Sony Music Canada na rede social Facebook.

Na nota da editora pode ler-se: "É com profunda dor que anunciamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu. Perdemos um dos mais aclamados e prolíficos visionários da música. Uma cerimónia terá lugar em Los Angeles em breve. A família pede privacidade durante este período de luto".Leonard Cohen completaria 50 anos de carreira em 2017. É considerado uma lenda entre os compositores.

Autor e intérprete de êxitos como Dance me to end of love e Hallelujah, entre muitos outros, Cohen lançou há menos de um mês, a 21 de outubro, o seu 14.º disco de estúdio: You Want It Darker, já muito elogiado pela crítica mundial.

Na altura do lançamento disse estar "preparado para morrer", mas alguns dias depois, a 13 de outubro, no consulado canadiano de Los Angeles, dizia em tom de brincadeira. "Acho que exagerei. Sempre tive tendência para dramatizar. Pretendo viver para sempre”.
Cohen vai "fazer falta"
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, lamentou a morte do músico e autor, afirmando que o país e o mundo vão "sentir a sua falta".

"A música de Leonard Cohen era única e no entanto passou várias gerações. O Canadá e o mundo choram a sua partida", escreveu Justin Trudeau na rede social Twitter, em mensagens em francês e em inglês dedicadas ao músico, que era canadiano.

Noutro comentário, o primeiro-ministro canadiano citou parte da letra de Hallelujah, uma das mais conhecidas músicas do artista e compositor, seguido da hashtag #RIPLeonard.

O presidente da Câmara de Montréal, Denis Coderre, disse que a cidade "perdeu um dos seus maiores embaixadores e ícones".

Em Montréal, onde Cohen cresceu, as bandeiras estavam a meia-haste esta madrugada.

Imagens publicadas na conta de Twitter do presidente da Câmara ilustram um tributo em frente à casa do artista na cidade, onde várias pessoas foram depositar flores.
"Bondade, amor, beleza, poesia"

Outras personalidades reagiram à morte do músico através do Twitter.

"Que más notícias... O grande Leonard Cohen morreu. Obrigada pelo que a sua música fez pela humanidade... Bondade, amor, beleza, poesia", escreveu a cantora, compositora e pianista russa radicada nos Estados Unidos Regina Spektor.


O ator Rob Lowe escreveu: "Já vivi a perda de muitas outras lendas, mas nunca vi tantas obras serem citadas após as suas mortes".

Leonard Cohen festejou a 21 de setembro os seus 82 anos com um novo álbum, o 14.º da carreira, no qual refletia sobre própria mortalidade e, com a sua voz grave, interrogava-se sobre a natureza do homem e de um Deus todo-poderoso.

A morte do músico foi anunciada pelo seu agente, através da página de Facebook do músico.

"Perdemos um dos visionários mais prolíficos e respeitados do mundo da música", refere o comunicado.

c/ agências
pub