Morreu o artista plástico Querubim Lapa

por Lusa
Intervenção de Querubim Lapa na Estação de Metro da Bela Vista Câmara Municipal de Lisboa/D.R.

O artista plástico Querubim Lapa morreu esta segunda-feira, com 90 anos, disse à agência Lusa fonte familiar.

Segundo a mesma fonte, o corpo vai estar em câmara ardente a partir das 17:00 de terça-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Arista multidisciplinar, Querubim Lapa destacou-se como um dos principais ceramistas portugueses, com destaque para os vários painéis de azulejo localizados em vários espaços públicos da capital portuguesa.

Os trabalhos podem ser vistos na pastelaria Mexicana, na reitoria da Universidade Lisboa, na Avenida 24 de Julho, na estação Bela Vista do Metropolitano de Lisboa e no Banco de Portugal, pelo qual ganhou o prémio de azulejaria da Câmara Municipal de Lisboa.

A 10 de junho de 2015, foi condecorado como Grande Oficial da Ordem Militar de Sant`Iago da Espada.

"É uma referência histórica da cerâmica portuguesa na geração do após-guerra vinda a seguir a Jorge Barradas", afirmou à agência Lusa o professor José Augusto França.

"A última notícia que tive da sua obra foi, há poucos anos, a infeliz destruição da obra que realizou na antiga livraria do Diário de Notícias ao Chiado, perda patrimonial que deve ser moralmente recordada na altura de desaparição do artista", acrescentou.

Tópicos
pub