Morreu o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro Prémio Camões 2008

| Cultura

O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, Prémio Camões 2008, morreu na madrugada de hoje em casa, no Rio de Janeiro, noticia online o jornal brasileiro O Globo.

Fonte da assessoria do escritor indicou ao jornal que o escritor foi vítima de embolia pulmonar, uma "morte súbita, que chocou a família", que o acompanhava.

Nascido em 1941, na Ilha de Itaparica, Baía, fez estudos literários e de direito, que nunca chegou a exercer, entrando no jornalismo com apenas 16 anos, no Jornal da Baía.

Galardoado com o Prémio Camões em 2008, publicou, entre outros, os livros "Sargento Getúlio" e "Viva o povo brasileiro", e era membro da Academia Brasileira de Letras.

O autor esteve algumas vezes em Portugal, onde lançou várias obras, nomeadamente "A Casa dos Budas Ditosos", sobre a luxúria, que gerou polémica, depois de algumas cadeias de supermercados se terem recusado a vendê-lo.

Tópicos:

Camões, Nascido, Ubaldo,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Um dia que ficará para a história. O dia em que um dos monumentos mais emblemáticos do Mundo foi apanhado pelo fogo.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.