Morte de António Pardal Monteiro é "perda significativa" para a arquitetura portuguesa - Ordem

| Cultura

A Ordem dos Arquitetos (OA) lamentou hoje a morte do arquiteto António Pardal Monteiro, aos 84 anos, em Lisboa, considerando-a uma "perda significativa" para a arquitetura portuguesa.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a OA recorda que António Pardal Monteiro, falecido no sábado, em Lisboa, vítima de doença prolongada, foi colaborador próximo de Porfírio Pardal Monteiro "e um eterno continuador da obra, e do legado" do tio.

As cerimónias fúnebres do arquiteto realizaram-se no domingo à tarde, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, um edifício desenhado pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957), com quem começou a trabalhar ainda muito jovem.

A OA sublinha ainda o importante trabalho de António Pardal Monteiro na continuação de um conjunto de obras públicas como "as da Cidade Universitária de Lisboa, bem como a Biblioteca Nacional", onde se inclui o projeto da obra de ampliação e remodelação da Torre de Depósitos.

Entre outros, são da sua autoria os projetos do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge e a Escola Nacional de Saúde Pública.

A docência foi outra grande paixão do arquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa entre 1976 a 1999, marcando várias gerações de futuros profissionais.

António Pardal Monteiro recebeu o título de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada, atribuído pelo seu contributo na construção dos edifícios centrais da Cidade Universitária de Lisboa.

Tópicos:

Biblioteca, Pardal Monteiro, Santi, Torre,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um dos nomes mais importantes da arte contemporânea está a preparar uma intervenção artística em Portugal. O criador chinês Ai Weiwei acredita que, no futuro, Hong Kong e Macau não vão ser controlados pela China.

Em entrevista à Antena 1 e ao Negócios, o secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, diz que um entendimento à esquerda é mais natural.

    Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.