Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Nelas com prova de 25 vinhos e bolo gigante nos 25 anos da Feira do Vinho do Dão

por Lusa

Nelas, Viseu, 30 ago (Lusa) - Uma prova de 25 vinhos e de um bolo vínico de 250 quilogramas estão entre os destaques da 25.ª edição da Feira do Vinho do Dão, que decorre em Nelas ao longo do fim de semana.

O evento - que de acordo com o presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, já não cabe dentro das fronteiras do concelho - assinala as `bodas de prata` de sexta-feira a domingo com um programa recheado de novidades.

A esta edição juntou-se como parceiro o produtor Cabriz, que assinala também o seu 25.º aniversário, com um bolo com 250 quilogramas, sendo este o primeiro "bolo vínico" gigante na Feira do Vinho do Dão. As velas deste bolo serão sopradas na tarde de domingo.

Para sábado está prevista uma prova exclusiva de 25 vinhos, com Luís Lopes e Anselmo Mendes, e ainda uma iniciativa em que vinhos e gastronomia estarão de mãos dadas: a "Mesa 25", com os sabores do vinho trabalhados pelo chef Diogo Rocha.

De acordo com o chef, esta é uma iniciativa diferente que propõe uma mesa com 25 lugares, com 25 receitas que têm como origem 25 vinhos do Dão, escolhidos por Luís Lopes.

"Cada um desses vinhos vai dar uma receita, que no final dessas todas juntas sairá um só prato. Vai ser possível degustar essa receita final", explicou.

Do programa do certame consta também o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos do evento, "O Tempo Certo do Vinho", da autoria de Sandra Leal, que está agendado para as 15:30 de sábado.

Às 22:00 dos três dias, os visitantes poderão assistir ao musical "As Músicas que os Vinhos Dão, Grande Gala dos 25 anos", do encenador António Leal, da Contracanto Associação Cultural.

A música chega ainda nas três noites, por volta das 23:30, com uma `party` de bandas locais e dj.

Já para a manhã de domingo, está prevista a realização da IX Maratona de BTT, promovida pelo Núcleo Dão Nelas.

A esta festa associa-se também, como vem sendo habitual, a Confraria dos Enófilos do Dão, que assinala também as `bodas de prata` e terá um momento de homenagem a João Barbosa Monteiro.

A 25.ª edição da Feira do Vinho do Dão, que vai contar com mais de meia centena de produtores de vinho do Dão, para além de se fazerem representar cerca de 110 empresas, encerra no domingo com a atribuição do prémio para o melhor stand do certame.

Tópicos
pub