Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Notícia da fuga de Cunhal da prisão foi censurada em Portugal mas muito difundida no exterior

por Lusa

Lisboa, 27 nov (Lusa) -- A notícia da fuga de Álvaro Cunhal e outros nove companheiros da prisão de Peniche em 1960 foi alvo de censura em Portugal, mas teve um grande impacto a nível internacional, escreve José Pacheco Pereira.

Segundo o historiador José Pacheco Pereira, que lança em dezembro o quarto volume da biografia política do histórico dirigente comunista Álvaro Cunhal, a censura impediu o conhecimento atempado dos acontecimentos, mas "o impacto internacional da fuga foi enorme".

"Da Europa às Américas e a África, do Congo Brazaville ao Peru, passando pela sensível imprensa brasileira, os jornais e as rádios noticiam o feito, conforme as suas simpatias políticas. A imprensa comunista exulta e a conservadora, em particular a espanhola, mostra preocupação", lê-se na obra que retrata, em 480 páginas, a vida de Cunhal e a história do Partido Comunista Português (PCP) entre 1960 e 1968.

Em Portugal, o impacto da fuga da cadeia situada no forte de Peniche, no sul do distrito de Leiria, "era mais visível nas conversas, no boca a boca entre os portugueses comuns, muito amplificado entre os que se opunham ao regime de Salazar e, como seria normal, entre os simpatizantes e militantes do PCP".

O historiador afirma que "a fuga foi feita e preparada em Portugal, com os meios de cá e acima de tudo com os homens que nela participaram cuja determinação, disciplina, coragem e capacidade conspirativa veio deles mesmo e da sua experiência".

Sobre eventuais apoios estrangeiros à fuga, Pacheco Pereira diz que se "se considerar que o reforço do apoio financeiro ao PCP oriundo do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) e de outros partidos comunistas foi instrumental para financiar todo o processo de fuga, aí sim pode considerar-se haver intervenção internacional".

"Todos os preparativos da fuga, o uso de automóveis que se começa a generalizar para a direção do partido em vez das bicicletas e a rede larga de casas clandestinas revelam que ao PCP não faltavam recursos nesses anos", conclui.

Álvaro Barreirinhas Cunhal (1913-2005) filiou-se no PCP em 1931 e foi secretário-geral do partido entre 1961 e 1992.

Tópicos
pub