"O Quarto" de Van Gogh, alugado a 10 dólares por noite

por Lusa
"O Quarto" é uma das obras mais conhecidas do impressionista holandês, exposta no Museu d'Orsay, em Paris. Stephane Mahe - Reuters

O Instituto de Arte de Chicago recriou num apartamento "O Quarto", pintado por Van Gogh, e aluga-o a dez dólares por noite.

Um grupo de artistas locais ajudou a recrear num espaço físico as cores vivas e a mobília de linhas simples do quadro "O Quarto", do impressionista holandês Van Gogh, um dos seus trabalhos mais reconhecidos.
 
De acordo com a porta-voz do Instituto de Arte de Chicago, Amanda Hicks, trata-se de uma "experiência extraordinária" entrar num moderno apartamento de Chicago, abrir a porta e ser-se "transportado para dentro do quadro de Van Gogh".
 
As reservas são exclusivamente para uma noite no quarto e incluem dois bilhetes de acesso ao museu, bem como a uma exposição especial que junta as três versões do quadro do pintor holandês.
 
O Instituto de Arte de Chicago detém um dos quadros, sendo que os outros dois foram emprestados, um pelo Museu d'Orsay, de Paris, e o outro pelo Museu Van Gogh, em Amesterdão.
 
A exposição inclui igualmente uma recriação de "O Quarto" e à medida que os visitantes percorrerem a galeria vão andar sobre um modelo da casa de Van Gogh em Arles, França.  A exposição abre domingo e está patente até dia 10 de maio. 

Quem estiver interessado em alugar o quarto e dormir lá uma noite deve ir à página de Facebook do museu e procurar a informação sobre quando haverá datas disponíveis. Não está, para já, previsto que o quarto continue disponível para ser alugado a partir do momento que a exposição termine.
 
Através da página de Facebook do museu é possível conhecer algumas das reações: "Isto é tão perfeito que estou literalmente em lágrimas", escreveu a estudante de arte Genevieve Marie Gualtiere.

Who wants to sleep here?You have the chance to spend the night in the most iconic bedroom in art. Visit Vincent van...

Publicado por The Art Institute of Chicago em Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2016
Os amantes de arte já reservaram todas as datas disponíveis em fevereiro, mas será possível reservar outros dias a partir do momento em que o museu divulgue quais estão disponíveis, através da plataforma Airbnb.
 
"Esperamos que isto inspire as pessoas a pensarem na pintura de formas diferentes", sublinhou a porta-voz do Instituto, acrescentando que a recriação de "O Quarto" vai fazer com os visitantes vejam, sintam, pensem e vivam de maneira diferente a obra icónica de Van Gogh.
Tópicos
pub