"O Vinho no Tempo da Guerra"

por Cátia Ferraz, João Fernando Ramos, Rui Sá

"O vinho no tempo da guerra" é um retrato das dificuldades de muitos viticultores, na viragem dos anos 30, um tempo de dificuldades profundas em que se lançaram as bases para a viticultura moderna cujos fundamentos criaram os vinhos que hoje bebemos.

Numa centena de imagens, renascem as estórias que se contam a história do vinho em três das mais importantes região demarcadas do país. O ponto de partida, foi o arquivo fotográfico da Casa Alvão.

O livro é um retrato do trabalho e das dificuldades de muitos viticultores, na viragem dos anos 30. Uma história contada a quatro mãos por António Barreto e Manuel Carvalho a partir do trabalho do fotógrafo Domingos Alvão que entre 1935 e 1945 documentou de forma romântica, mas exaustiva, uma realidade que já não existe.

No Jornal Manuel Pinheiro, o responsável pela Comissão Regional de Vitivinicultura dos Vinhos Verdes, uma das entidades que se envolveu neste projeto que é também de recuperação de património, revela que depois do livro "surgirá uma exposição que queremos percorra todo o país".
pub