Open House conta com Siza Vieira e abre ao público edifícios de referência hoje e domingo

por Lusa

Lisboa, 02 jul (Lusa) - A exposição "Álvaro Siza: Gateway to the Alhambra" vai ser apresentada hoje, em Lisboa, no Centro Ismaili, no âmbito da quinta edição do roteiro Open House, da capital portuguesa, informou a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

A apresentação da mostra, segundo a FAUP, será feita através de uma conversa entre Álvaro Siza Vieira e o curador da exposição, António Choupina, dedicada ao projeto do arquiteto portuense, para o novo centro de visitantes de Alhambra, na região de Granada, Espanha.

A sessão antecipa a inauguração da mostra "Álvaro Siza: Gateway to the Alhambra", marcada para 23 de julho, no Museu Aga Khan, em Toronto, Canadá. O encontro está marcado para as 18:30 e tem igualmente prevista a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

A quinta edição do Open House Lisboa vai decorrer hoje e no domingo, com a abertura ao público de 73 locais de referência da arquitetura da capital portuguesa, e com a realização de atividades paralelas para famílias.

A decorrer desde 2012, durante o outono, em Lisboa, a iniciativa acontece este ano, no verão, segundo a Trienal de Arquitetura de Lisboa, para alargar os horários das visitas, que vão decorrer entre as 09:30 e as 22:30.

Além dos roteiros temáticos pré-definidos, o evento, destinado à descoberta de espaços habitualmente vedados ao público, vai envolver ainda uma dezena de atividades no Open House Júnior, estando o programa disponível em www.openhouselisboa.com.

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público, são abertos durante o Open House, alguns deles de forma excecional, para as visitas livres ou guiadas por especialistas.

O Centro Ismaili, um projeto dos arquitetos Valsassina, é um dos parceiros desta edição, à semelhança do Farol do Bugio, da Torre de Controlo Marítimo, da Fundação Champalimaud e dos terraços do Centro Cultural de Belém, do Jardim Botânico Tropical, do Palácio Nacional da Ajuda e do Palácio Valle Flor.

Os Paços do Concelho, o Teatro Romano, o Palácio Alverca e o Palácio Foz, o Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Thalia e o Pavilhão Branco do Museu de Lisboa, ao Campo Grande, onde se encontra patente uma exposição dedicada a Eduardo Batarda, "Mise en Abyme", com curadoria de Julião Sarmento, são alguns dos 73 locais que abrem podem ser visitados hoje, em Lisboa.

No ano passado, registou-se, segundo a organização, o maior número de participantes, com 17.747 visitantes, nos 70 espaços propostos.

A iniciativa foi lançada em Londres, em 1992, pela arquiteta e curadora britânica Victoria Thornton, e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga e Buenos Aires.

Tópicos
pub