Osso Vaidoso têm "Miopia"

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Os Osso Vaidoso acabam de editar "Miopia". Os concertos de apresentação acontecem a 7 de dezembro no "Café au Lait" no Porto e a 17 em Viana do Castelo.

Ana Deus e Alexandre Soares são os Osso Vaidoso, um projeto musical de rock alternativo constituído pela cantora e pelo guitarrista que se cruzaram nos Três Tristes Tigres.

O primeiro álbum, Animal, foi editado em 2011. O novo trabalho saiu agora. "Miopia" é um regresso às canções simples do primeiro álbum onde o texto marca a pulsação e as guitarras fogem ao lugar comum.

Como diz deste novo disco o crítico Davide Pinheiro, "Mora na poesia o olhar microscópico da «Miopia». Não é um ensaio de spoken word, gravado sem rede, mas é um disco de palavra servido pelos textos de Gastão Cruz, Sá de Miranda, Natália Correia, Rainer Maria Rilke, Jesus Lizano, Nicolau Tolentino, Jorge Luís Borges e ainda dois de Ana Deus - autora e intérprete praticante da filosofia do «normal nada».

Cinco anos depois de «Animal» e vinte do fabuloso «Guia Espiritual», Ana Deus continua a ter sido dos Ban e Alexandre Soares o maior responsável pelo involuntário êxito de «Dunas» - e os dois os Três Tristes Tigres, talvez a banda portuguesa mais inventiva dos anos 90, embora nem sempre bem medida - mas o Osso Vaidoso não é um resto no prato".
pub