Paula Rego é distinguida hoje com Medalha Municipal de Honra de Lisboa

por Lusa

Lisboa, 26 mai (Lusa) - A pintora Paula Rego vai ser hoje distinguida com a Medalha Municipal de Honra da cidade de Lisboa, pela Câmara Municipal, numa sessão que decorrerá, a partir das 11:00, no Museu Bordalo Pinheiro.

A medalha vai ser entregue à artista pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, antes da inauguração de uma exposição, naquele museu, situado no Campo Grande, intitulada "Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego".

De acordo com a autarquia, a distinção da artista com a Medalha de Honra da Cidade foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal de Lisboa.

"A sua longa produção artística dilui as hierarquias e a diferenciação entre a arte erudita e a popular, entre as belas-artes e as artes aplicadas, comunicando com o passado, pela via das suas habitualmente díspares fontes artísticas, mas abrindo-se sempre ao presente, pela sua voz crítica e socialmente interventiva", segundo o texto da proposta de entrega da medalha, aprovada pela CML.

Comissariada por Pedro Bebiano Braga, a exposição no museu coloca em diálogo a obra dos dois artistas portugueses, procurando salientar como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador, humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego.

Paula Rego, 81 anos, nascida em Lisboa, estudou na Slade School of Fine Art, em Londres, onde frequentou o curso de pintura entre 1952 e 1956, e onde veio a conhecer o marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

Radicada em Londres, Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II, com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Na quarta-feira, a pintora Paula Rego inaugurou, na Casa das Histórias, em Cascais, a exposição "Old meets New", que reúne obras inéditas, inspiradas em "A Relíquia" e "O Primo Basílio", de Eça de Queirós.

Tópicos
pub