Pedro Barateiro mostra escultura e vídeo inéditos a partir de hoje no Museu Berardo

| Cultura

Uma exposição com obras inéditas de Pedro Barateiro, em escultura, vídeo e "performance", vai ser inaugurada hoje, no Museu Berardo, em Lisboa, apresentando uma visão crítica do artista sobre a atualidade.

"Palmeiras Bravas/The Current Situation" é o título desta nova exposição do artista em "contexto mais institucional", desde que mostrou o seu trabalho, em 2009, no Museu de Serralves, no Porto, recordou Pedro Barateiro em declarações à agência Lusa.

"Penso que o presente passou a ser preponderante na vida das pessoas. Há esta necessidade constante de estar sempre atualizado", comentou o artista, de 36 anos, referindo que não ter traduzido o título, em inglês, foi intencional, "para manter distanciamento".

Nestas obras em escultura, vídeo e "performance", que já tinha em mente há alguns anos, mas concretizou agora, o artista procura fazer um ponto da situação do Portugal de hoje, "um país a viver uma situação económica e social fragilizada".

Para o artista, no entanto, o caráter político que possa ser lido nas peças "serve sobretudo como paisagem de uma reflexão mais profunda".

As "Palmeiras Bravas" remetem para trabalhos anteriores, mas que acompanham a obra de Barateiro, quando começou a fazer um paralelismo entre elementos da natureza e a situação dos países do sul da Europa.

Nascido em 1979, em Almada, Pedro Barateiro, que vive e trabalha em Lisboa, tem um mestrado em Artes Visuais da Malmö Art Academy, Suécia, e estudou na Mamaus - Escola de Artes Visuais, em Lisboa.

Entre outras, participou na XXIX Bienal de São Paulo (2008), no Brasil, na Bienal de Berlim (2008), na Alemanha, na Bienal de Sydney (2008), na Austrália, na Photo España (2008) e na Bienal de Busan (2006), na Coreia do Sul.

A exposição "Palmeiras Bravas/The Current Situation" é inaugurada às 19:00, no piso 0 do museu.

Tópicos:

Almada, Berardo, Bienal Berlim Alemanha Bienal Sydney Austrália, Bienal Busan, Nascido, Visuais,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      A menos de 100 quilómetros da fronteira com a Síria, a cidade turca de Gaziantep é uma terra de tradições e sabores.

      Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.