Pintora Paula Rego lança Prémio para estudantes de Belas-Artes de Lisboa

por Lusa

Lisboa, 12 fev (Lusa) - A pintora Paula Rego vai lançar a 17 de fevereiro um prémio de aquisição no valor de mil euros para estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), anunciou hoje a entidade.

De acordo com a FBAUL, o Prémio Paula Rego visa incentivar os estudantes de Belas-Artes, expondo e premiando o seu talento para contar uma história através do desenho.

"Ter ganho o Prémio de verão da Slade, em 1954, com a minha pintura ´Under Milk Wood´, e sendo esta tão diferente daquilo que era ensinado na Slade [School of Fine Art, em Londres, onde estudou], é uma das coisas de que mais me orgulho, pelo quanto me incentivou a acreditar que estava no bom caminho", recorda Paula Rego num texto divulgado pela faculdade.

De acordo com a FBAUL, o Prémio Paula Rego, destinado a estudantes do primeiro e do segundo ciclo de estudos, "nasce da vida e obra de Paula Rego, das suas histórias íntimas e das suas deslumbrantes ficções visuais, mas, sobretudo, da sua vontade de encorajar jovens artistas procurando, desse modo, ir mais além e olhar para o futuro".

Os alunos devem concorrer com um desenho que conte uma história pessoal importante para si próprios, e as melhores obras serão escolhidas por um júri para serem apresentadas numa exposição na Casa das Histórias, e incluídas no catálogo.

O prémio será atribuído a uma obra integrante da exposição com as melhores obras a organizar pela FBAUL em colaboração com Paula Rego e a Casa das Histórias, em Cascais, e a obra premiada integrará a coleção privada da artista.

Cada aluno pode concorrer apenas com uma obra de desenho, e as obras selecionadas ficarão em exposição na Casa das Histórias Paula Rego, de 28 de julho a 18 de setembro de 2016.

O júri de seleção será constituído por Nick Willing ou Cas Willing - filhos da artista - em representação de Paula Rego, que presidirá, Victor dos Reis, presidente da FBAUL, Catarina Alfaro, curadora e coordenadora da programação e conservação da Casa das Histórias Paula Rego, António Matos, professor associado da FBAUL, e Sandra Tapadas, assistente da FBAUL.

O prémio da pintora portuguesa de 80 anos, radicada no Reino Unido, será anunciado em cerimónia pública a realizar na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no dia 18 de setembro e entregue pela artista.

No dia 17 de fevereiro, pelas 16:00, o prémio será apresentado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e assinado um protocolo entre a FBAUL e a Fundação D. Luís I.

Tópicos
pub