Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugueses veem cada vez menos cinema nacional

por Inês Geraldo - RTP
Os filmes na cinemateca portuguesa Reuters

Os filmes portugueses são cada vez menos vistos pelos portugueses, em Portugal. De acordo com um estudo do Instituto Português do Cinema apenas dois por cento dos portugueses viram películas nacionais, o valor mais baixo deste século. Portugal é um dos países europeus em que os nacionais são mais desligados da produção audiovisual e as causas vão muito além da crise económica.

O filme português mais visto em 2016 foi A Canção de Lisboa, um remake do sucesso dos anos 30, realizado por Pedro Varela. Nos cinemas foi visto por mais de 185 mil pessoas, o que fica muito aquém de grandes produções cinematográficas de Hollywood cuja aceitação no estrangeiro é negativa.

O jorna espanhol El País dá o exemplo do filme de animação Angry Birds, que foi mais visto nos cinemas portugueses que a maior produção filmográfica nacional do ano passado.

No princípio do século, a ligação dos portugueses ao seu cinema era de 16 por cento. Hoje, não ultrapassa os três por cento. Não há país na Europa que esteja tão afastado do cinema nacional como Portugal.

Noutros países do velho continente, a Itália sofreu um enorme recuo no número de espetadores no cinema para ver películas nacionais. No entanto, a percentagem de pessoas que viram filmes italianos cifrou-se nos 20 por cento. Em Espanha o valor fica-se pelos 14 por cento, enquanto na Alemanha é de 40 por cento e em França é de 50 por cento.

As causas económicas não explicam, só por si, este fenómeno, até porque o cinema norte-americano, legendado em Portugal, é visto por milhões de portugueses todos os anos, chamando a atenção de mais de 85 por cento de espetadores.
pub